Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 09 de julho de 2014
Jornal do Commercio
Manchete: Felipão assume culpa na pior derrota da seleção
Luiz Felipe Scolari ganhou a admiração que eterna do torcedor brasileiro depois de comandar o Brasil na conquista do pentacampeonato, em 2002, e foi com esse currículo que ele foi chamado para tentar o hexa, em casa. Mas, nesta terça-feira, o treinador falhou na montagem do time que foi presa fácil para a Alemanha, perdendo por 7 a 1.
Estado esvazia controle de gastos públicos
Além de faltar 60% do pessoal na área, governo manobra para retardar em até 8 anos nomeações de concurso da Controladoria Geral do Estado.
Especial Descaminhos é finalista do CNI de Jornalismo
Material, que concorre na categoria Internet do prêmio, foi publicado em setembro de 2013.
——————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete: Um vexame para a eternidade
Há quem diga que o futebol explica a vida. Eu sou um deles. E, se você concorda comigo, terá que admitir que ontem morremos. E não foi morte morrida. Foi morte matada mesmo, meu caro João Cabral de Melo Neto. De tão dolorida que não se entende. Não morremos para sempre, é verdade, mas morremos.
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Fiasco
Brasil de Felipão leva inacreditáveis 7 a 1 da Alemanha, envergonha torcedores para sempre, produz um elenco de jogadores marcados pelo fracasso e, humilhado, sepulta o sonho de conquistar o Hexa em casa.
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: Inflação recua, mas está acima da meta
A deflação dos alimentos fez o IPCA desacelerar em junho. O índice ficou em 0,4% e só não foi menor devido aos serviços e preços ligados à Copa, como as diárias de hotéis e passagens aéreas. Em 12 meses, o acumulado está em 6,52%, acima do teto estipulado pelo governo, de 6,5%. A expectativa de economistas é que a inflação continue a recuar até o fim do ano, mas não o suficiente para fechar no centro da meta.
Não precisava tanto…
O futebol brasileiro sentiu ontem um impacto tão forte quanto o Maracanazo de 1950. Na pior goleada sofrida pela seleção em toda a sua história – e também de todas as Semifinais de uma Copa do Mundo – o time comandado por Luiz Felipe Scolari foi esmagado pela Alemanha de Müller, Klose, Kroos e do técnico Joachim Löw. Em apenas seis minutos, levamos quatro gols alemães. Ao final, Alemanha 7, Brasil 1. “Explicar o inexplicável é muito complicado”, resumiu o goleiro Júlio César.
Pré-sal – Pressa é a inimiga do fornecedor
Quem faz a afirmação é Carlos Assis, sócio da consultoria EY, para quem o Brasil tem privilegiado a geração de receita em detrimento do desenvolvimento da indústria local de bens e serviços. A produção rápida é típica de país com necessidade fiscal, diz ele.
Mosaico Político
PADILHA: O CANDIDATO DE MARTA
Com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com baixos índices de aprovação nas pesquisas, o PT deve apostar na ministra da Cultura, Marta Suplicy, para tentar melhorar os índices de intenção de voto do ex-ministro Alexandre Padilha na disputa ao Palácio dos Bandeirantes.
Automania
O SEMESTRE DA LADEIRA
O Brasil, em queda de vendas, continua em quinto lugar no mundo (Jato Dynamics), em junho. China, EUA, Japão e Alemanha puxam a fila. Depois do Brasil aparecem a Índia, Grã-Bretanha, Rússia, Canadá e França, esta última com pequena alta. Entre as marcas, a Toyota retoma a liderança planetária, seguida pela VW, Ford, Chevrolet e Nissan. No mercado nacional, a Anfavea acha que a queda no primeiro semestre não preocupa, e a segunda metade do ano terá recuperação, diz o presidente Luiz Moan.
IPCA FURA TETO, MAS JURO CAI
E vento largamente antecipado, o rompimento do teto da meta de inflação no acumulado de 12 meses não fez preço ontem no mercado futuro de juros da BM&F. As taxas até caíram, apesar de o IPCA de junho, alta de 0,40%, ter vindo levemente acima do consenso das previsões dos analistas. E apesar de o índice de 12 meses ter avançado de 6,38% para 6,52%.
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Seleção sofre a pior derrota da história
Alemanha faz 7 a 1, esmaga Brasil e está na final da Copa
País revive trauma de 1950 como anfitrião
Scolari assume responsabilidade por vexame, o maior em 100 anos
Pela segunda vez, o Brasil perdeu a chance de tornar-se campeão mundial de futebol em seu país. Se em 1950 o 2 a 1 para o Uruguai teve contornos trágicos, a eliminação de 2014 foi marcada pela humilhação. A seleção conheceu a maior derrota de sua trajetória centenária e o pior revés de um anfitrião de Mundiais.
Dilma teme que mau humor com o revés contamine economia e eleição.
São Paulo tem loja saqueada e ônibus queimados no fim do jogo da seleção.
————————————————————————————
O Popular
Manchete: Furada histórica
Sonho do hexa esbarra em uma Alemanha brilhante que humilha o Brasil em seu terreiro.
Campanha pode custar o dobro
A campanha eleitoral para o governo de Goiás neste ano pode custar o dobro do que foi gasto no pleito de 2010, se os candidatos alcançarem o teto de despesas declarado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A previsão de custos dos sete governadoriáveis soma R$ 121,4 milhões.
Empresas já cumprem crédito de 30 dias e cancelamento
Já surge o primeiro sinal de que alguns dos problemas enfrentados por usuários de telefonia, internet e de TV por assinatura possam ser reduzidos (ou, ao menos, amenizados) já a partir desta semana.
————————————————————————————-
Por: Gustavo Vieira com informações (e adaptações) da Radiobrás