Receita Federal abre o segundo lote de restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal divulga amanhã, 8, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2014. Segundo a Receita, 1.060.473 contribuintes estão neste lote, e o total de impostos devolvidos passa de R$ 1,6 bilhão.
O lote de restituição contempla também restituições de 2013, 20112, 2011, 2010, 2009 e 2008, referentes ao ano-calendário imediatamente anterior (até 2007). Contando os valores que estavam parados na malha fina, o valor chega a R$ 1,8 bilhão.
O contribuinte interessado em saber se está contemplado deverá procurar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Os idosos e portadores de qualquer necessidade especial tem preferência no recebimento do benefício, como assegura o artigo 69-A da Lei nº 9.784/99.
Na consulta ao serviço serviço e-CAC na página da Receita é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Caso haja inconsistência, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. No site, a Receita oferece um aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Com o aplicativo é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa