Sem categoria

Prefeitura quer recuperar áreas desmatadas e melhorar os serviços do CETAS

Spread the love

Jardel-Sebba-e-Jacqueline-Vieira-assinam-convênio[1]

A Prefeitura de Catalão, no mais tardar, deve investir pesado em dois grandes projetos de fundamental importância e que beneficiará não só a cidade, mas toda a região. O primeiro visa o plantio de mudas típicas do bioma Cerrado no município e, o outro, oferecerá melhores condições na lida com animais silvestres capturados e colocados à disposição das repartições públicas ligadas a secretaria municipal do Meio Ambiente (SEMMAC).

Nesta segunda-feira, 30 de junho, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) assinou em Goiânia convênio junto com representantes da secretaria estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para que seja construído na parte urbana da cidade um viveiro de mudas nativas do bioma Cerrado. Sua manutenção periódica, que envolve mão de obra e diversos outros custos, também foi previsto e incluso no documento.

Essa proposta, ao custo de R$ 196.592,43 provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), pretende que sejam recuperadas áreas degradadas no município de Catalão.

Esse acordo entre as duas esferas também prevê a reestruturação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), benefício que foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAM) e firmado no valor de R$ 157.160,00.

O governo local informa que o CETAS é um empreendimento autorizado pelo IBAMA, de pessoa jurídica, que preenche os requisitos estipulados pela Instrução Normativa n. 169, de 20 de fevereiro de 2008. O órgão recebe, identifica, marca, tria, avalia, recupera, reabilita e destina animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.

 

Por: Gustavo Vieira/Imagem: reprodução