Ocupando gente boa do Blog…
Famílias camponesas conquistam inclusão no Minha Casa Minha Vida 2 e desocupam agências
Os três mil camponeses e camponesas, organizados no Movimento Camponês Popular, que realizam mobilização por moradia, desocuparam às 13h de hoje (26), as 18 agências da Caixa e do Banco do Brasil em Goiás, Bahia e Piauí. A desocupação foi realizada após audiências que sinalizaram o atendimento da pauta de reivindicações.
A Caixa se comprometeu a incluir o MCP na meta de contratação do Minha Casa Minha Vida 2, possibilitando o início, ainda este ano, de mais uma etapa de construção, reforma e ampliação de mil moradias nos estados da Bahia, Piauí e Goiás. Gerentes da Caixa, nos municípios, já receberam a documentação das famílias e analisarão até julho para que elas sejam incluídas já nesta etapa.
Sobre o segundo ponto de pauta, a Caixa afirmou que o pagamento de todos os empreendimentos em andamento é prioridade para que as famílias camponesas possam continuar suas obras, que estão paralisadas desde o final de 2013. O último ponto de pauta segue em discussão, o MCP tem propostas de melhoria do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e essas propostas serão analisadas para possível aplicação no Minha Casa Minha Vida 3.
Está marcada para amanhã, reunião com o superintendente nacional do Banco do Brasil. A mobilização de hoje reafirma que, especialmente no campo, só há conquistas e avanços após muita luta. A mulher e o homem que cultivam a terra desde cedo aprendem a necessidade de lutar pela dignidade e pelo respeito à vida. A luta pela qualidade de vida é fundamental para a permanência das famílias camponesas na terra.
Comunicação MCP