Movimentos organizam ato no dia 30 por prisão de Bolsonaro e demais golpistas
Movimentos organizam ato no dia 30 por prisão de Bolsonaro e demais golpistas
Com a bandeira “Sem anistia, prisão para os golpistas”, manifestações acontecerão em todas as capitais. No dia 25, plenária virtual organizará últimas ações para mobilização
Publicado pelo Portal Vermelho

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo vão realizar, na próxima terça-feira (25), às 18h30, plenária virtual preparatória para o grande ato do dia 30 de março, que deverá acontecer em todas as capitais do país. Envolvendo uma série de movimentos sociais de diferentes segmentos, o protesto é contra a anistia e pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais conspiradores.
Sob o lema “Sem anistia, prisão para os golpistas”, os movimentos pretendem mobilizar a população e pressionar por justiça contra os que tramaram a tentativa de golpe de Estado que culminou no 8 de janeiro de 2023, mostrando a gravidade do episódio para a democracia brasileira e a vida do povo.
Na avaliação de Carlos Rogério Nunes, dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) — que está engajada na construção do ato —, os setores golpistas de extrema direita estão acuados, e é hora de o movimento popular assumir as ruas para defender a democracia e lutar por mais direitos.
Pelas redes sociais, as duas frentes destacaram: “Bolsonaro foi denunciado pela PGR! As provas estão apresentadas. Agora exigimos punição! Vamos ocupar as ruas e lutar em defesa da democracia, por verdade e justiça!”. Os locais e horários serão divulgados em breve.
Também no dia 25, tem início o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidirá se acata ou não denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), cujos alvos iniciais são Bolsonaro e outros sete conspiradores.
Outras atividades
Além dessa mobilização, os movimentos sociais também estão empenhados na realização do Plebiscito Popular 2025 — que deverá abordar, entre outros temas, o apoio à taxação dos super-ricos e a redução da jornada de trabalho —, com um calendário de atividades pelo país.
Leia também: Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo definem agenda de lutas
Também está programado um curso de formação de formadores, agendado para os dias 14, 15 e 16 de abril na Escola Florestan Fernandes, em Guararema (SP). O objetivo é capacitar lideranças e militantes que atuarão na organização das mobilizações e na disseminação das ideias da Frente Brasil Popular em todo o país.