Morre o cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo
Morre o cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo
Membro da Academia Brasileira de Letras, o diretor de filmes como “Bye bye Brasil” e “Deus é Brasileiro” faleceu no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Presidente Lula lamentou a morte
Publicado pelo Portal Vermelho Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Cacá Diegues, um dos mais profícuos cineastas do Brasil, morreu aos 84 anos nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro. O diretor de “Xica da Silva” (1976) e “Bye bye Brasil” (1980) teve complicações cardiocirculatórias antes de uma cirurgia.
O velório acontece no sábado (15) na Academia Brasileira de Letras (ABL), entidade na qual Diegues ocupava a cadeira 7, herdada do cineasta Nelson Pereira dos Santos. O corpo será cremado após a cerimônia.
Vida e obra
Nascido em Maceió (AL), Cacá cresceu no Rio de Janeiro. Nos anos 60 foi um dos precursores do Cinema Novo junto a Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Paulo Cesar Saraceni, Leon Hirszman, Ruy Guerra, entre outros.
Ele foi casado com cantora Nara Leão, com quem teve os Isabel Diegues e Francisco Diegues. Desde 1981 estava casado com produtora de cinema Renata Almeida Magalhães com quem teve Flora Diegues, falecida em 2019 aos 32 anos. O cineasta ainda deixa três netos.
Leia mais: Cacá Diegues: Governo Bolsonaro é mais horrível que a ditadura militar
Em sua extensa obra cinematográfica, Diegues deixa um filme inédito: “Deus Ainda é Brasileiro” que estrela Antônio Fagundes e é continuação do sucesso “Deus É Brasileiro” (2003). Veja a lista de filmes do diretor:
- 2018 O Grande Circo Místico;
- 2013 Rio de Fé;
- 2013 Vinte – RioFilme, 20 Anos de Cinema Brasileiro;
- 2006 O Maior Amor do Mundo;
- 2003 Deus é Brasileiro;
- 1999 Orfeu;
- 1996 Tieta do Agreste;
- 1994 Veja esta Canção;
- 1989 Dias Melhores Virão;
- 1987 Um Trem para as Estrelas;
- 1984 Quilombo;
- 1980 Bye Bye Brasil;
- 1978 Chuvas de Verão;
- 1976 Xica da Silva;
- 1973 Joana Francesa;
- 1972 Quando o Carnaval Chegar;
- 1970 Os Herdeiros;
- 1966 A Grande Cidade;
- 1963 Ganga Zumba;
- 1962 Cinco Vezes Favela.
Lula lamenta a morte
Em nota oficial, o presidente Lula lamentou a morte e disse que o diretor “levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo”.
Confira a nota completa:
Cacá Diegues, cineasta
Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Cacá Diegues, que durante sua vida levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo.
Ganga Zumba, Xica da Silva, Bye, bye Brasil, e, mais, recentemente, Deus é Brasileiro mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade. E representam a luta de nosso cinema, que sempre se reergueu quando tentaram derrubá-lo.
Meus sentimentos aos familiares, colegas e fãs do grande Cacá Diegues.
Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República