Sem categoria

Previsão do Tempo Semanal em Catalão e Região Segunda-Feira

Spread the love

Previsão do Tempo Semanal em Catalão e Região
Segunda-feira

Ainda sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de nuvens que corta o Brasil desde a região amazônica até o oceano Atlântico, passando pela faixa central do país, haverá a formação de chuvas que poderão ocorrer no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
A temperatura máxima poderá chegar a 33°C e a mínima 18ºC, com umidade relativa do ar variando entre 60% e 95%. O nascer do sol será às 06h06, e o pôr do sol às 18h54.
ALERTA: Há risco potencial para a ocorrência de chuvas intensas entre 30 a 50 mm/h ou 70 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento de até 70 km/h.
Prognóstico para a Semana
No início da semana, a combinação de calor e umidade favorecerá a formação de áreas de instabilidade com previsão de chuvas irregulares. No entanto, os prognósticos indicam que, a partir de quarta para quinta-feira, haverá uma redução no volume das chuvas devido à formação de um bloqueio atmosférico no Brasil, resultando em mais horas de sol e temperaturas máximas elevadas.
Durante os três primeiros dias (até hoje 3/2 às 5h) de fevereiro de 2025 já foram registrados na Estação Automática do INMET 93 mm, o que representa que já choveu 43% em relação à média histórica em Catalão.
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: INMET/CIMEHGO
[06:31, 03/02/2025] Hamball Mamede Leão: https://www.facebook.com/share/v/19yQeGiwFM/
[06:33, 03/02/2025] Rafael Avila: RESUMO CLIMATOLÓGICO – JANEIRO DE 2025 EM CATALÃO (GO), IPAMERI (GO) E PERSPECTIVAS PARA FEVEREIRO
O município de Catalão registrou um acumulado de 393,3 mm de precipitação em janeiro de 2025, volume 44% acima da média histórica, segundo dados OFICIAIS do INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). A cidade teve 22 dias com ocorrência de chuva. Além do alto índice pluviométrico, as temperaturas também apresentaram anomalias, com a máxima média ficando 2°C mais alta do que o valor médio histórico, indicando um mês mais quente do que o esperado.
O município de Ipameri registrou 134,9 mm de precipitação, representando 49,6% abaixo da média histórica, que é de 272,2 mm para o período. Apesar da irregularidade das chuvas, houve 18 dias com ocorrência de precipitação, embora em volumes reduzidos. As temperaturas também apresentaram variação em relação à climatologia, com a máxima média ficando 0,4°C acima do normal.
A previsão do (INMET) para o mês de fevereiro indica chuvas próximas da média climatológica (218 mm), com possibilidade de veranico, o qual está associado a um bloqueio atmosférico, que impede a formação de nuvens e chuvas. Quanto às temperaturas, a previsão indica que estarão acima da média histórica, aproximadamente entre 0,5ºC a 2,0oC.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: INMET

Brasil tem alerta laranja para chuvas intensas e ventos a 100 km/h