Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 24 de junho de 2014
O Popular
Manchete: 2,5 mil toneladas de entulho se acumulam nas ruas
Após acordo com ITA, Prefeitura vai retomar o serviço, que está parado desde o mês de maio
Sarney é vaiado durante evento
Pivô de uma crise entre o diretório estadual do PT no Amapá e a direção nacional do partido, o senador José Sarney (PMDB-AP) foi vaiado ontem cinco vezes ao participar de evento em Macapá ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT).
Copa do Mundo
Neymar marca duas vezes e Brasil goleia Camarões
———————————————————————————-
Correio Braziliense
Manchete: Com a bêncão do Mané Neymar dá show, faz dois nos 4×1 sobre Camarões e assume a artilharia da Copa. Que venha o Chile
O camisa 10 da Seleção é mesmo um predestinado. Ao abrir o placar contra os africanos, ontem, ele marcou o centésimo gol deste Mundial, na partida de número 100 da Seleção numa Copa, diante da maior plateia em jogos do Brasil neste torneio e no dia em que o Mané Garrincha bateu recorde de público: 69 mil presentes. Em campo, além de marcar os dois primeiros gols, o segundo quando o
Jogo estava l x l, Neymar fez a diferença. Chegou a lembrar o lendário ponta-direita que dá nome ao estádio, ao levantar a torcida e enlouquecer camaroneses com dribles e passes desconcertantes. Fred, apagado, desencantou e fez o terceiro. Fernandinho, que substituiu Paulinho, fechou o placar. Classificada em primeiro lugar no grupo, a Seleção enfrenta o Chile, sábado, pelas oitavas de final.
Crescimento – PIB vive sua Lenta agonia
O Banco Central deve estimativa de alta da economia em 2014. Há quem aposte num índice abaixo de 1%.
Golpe no Congresso engorda as indenizações
Primeiro, a promoção, com reajustes de até 1.300% no salário. Pouco tempo depois, a surpresa: o servidor é demitido e recebe o pagamento calculado sobre polpudos vencimentos. O último ato da fraude: o funcionário é recontratado, meses depois. E tudo isso tem o aval de deputados.
————————————————————————————
Zero Hora
Energia: Consumidores devem encarar tarifaço até 2018
Manchete: Ganhou o jogo
Neymar marcou dois, correu, passou, driblou e comandou a Seleção nos 4 a 1 contra Camarões. Brasil pega o Chile nas oitavas, sábado, às 13h, no Mineirão.
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: Minha Casa Minha Vida alavanca construtoras
Em cenário de juros altos e incerteza econômica retraindo o mercado de construção, o programa de habitação popular tem sido a saída para grandes e pequenas empresas do setor. É o que revelam os balanços do primeiro trimestre. A mineira Direcional Engenharia, por exemplo, entre janeiro e março, só lançou moradias voltadas para o Minha Casa Minha Vida. Na MRV,81% das vendas contratadas no período se enquadram no Programa.
Água sobra no Sul e falta no Sudeste
No extremo do país, as hidrelétricas começaram a a abrir as comportas para aliviar a pressão nos seus reservatórios. Já no maior mercado consumidor, a energia armazenada continua a cair, apesar das térmicas e do baixo consumo. (Página 7)
PTB fica com Dilma em Pernambuco
Apesar de o partido ter abandonado a candidata para apoiar Aécio Neves na campanha para a presidência, no estado de Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro, que concorre ao senado pelo PTB, vai oferecer seu palanque para a petista. (Página 3)
Abrasca vê otimismo comedido
Pesquisa da Associação Brasileira das Companhias Abertas, feita com empresas que reúnem 70% do valor de mercado da Bovespa, mostra que a maior parte vai manter ou elevar investimento este ano.
Rogerio Studard
Rever a política de valorização do salário mínimo não é só injusto: é temerário.
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Sarney afirma a Dilma que não disputará a reeleição
Depois de 59 anos de vida pública, o senador José Sarney (PMDB-AP) comunicou à presidente Dilma Rousseff que desistiu de disputar a reeleição ao Senado nas eleições deste ano. A decisão encerra a mais longeva carreira política brasileira.
O senador, que tem 84 anos, afirma que a saúde frágil de sua mulher o motivou. Sarney confidenciou a aliados que teme não ser reeleito diante da crescente resistência ao seu nome. Procurada, a assessoria do senador não confirmou.
Ministro diz que se reuniu com 30 ‘black blocs’ em SP
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse que teve reunião com 30 adeptos da tática “black bloc” em São Paulo. Segundo ele, o encontro, que ocorreu pouco antes da Copa, foi “muito tenso” e terminou sem acordo.
————————————————————————————
Jornal do Commercio
Manchete: analistas de mercado reduzem para 1,16% previsão de crescimento da economia
Pela quarta semana seguida, as instituições financeiras reduziram as estimativas de crescimento da economia brasileira neste ano.
Abraji: em um ano houve 190 agressões a jornalistas em protestos
Desde o início da Copa do Mundo, 18 deles sofreram violações no exercício da profissão.
——————————————————————————-
Por: Gustavo Vieira com informações (e adaptações) da Radiobrás