‘Ainda Estou Aqui’ conquista três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme
‘Ainda Estou Aqui’ conquista três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme
Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz, categoria que venceu o Globo de Ouro. Além de Melhor Filme, ‘Ainda Estou Aqui’ concorre como Melhor Filme Internacional
Publicado pelo Portal Vermelho
Nesta quinta-feira (23), o filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, conquistou três indicações ao Oscar 2025. A produção nacional irá disputar nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres, que já venceu o Globo de Ouro como melhor atriz em filme de drama.
É a primeira vez que uma produção brasileira concorre na categoria Melhor Filme. Na disputa com filmes estrangeiros é a quinta vez. Antes disputaram o Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999), outro filme de Salles.
Em 1999, Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil, feito repetido agora por sua filha.
Leia mais: Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro com prêmio de Melhor Atriz
Na categoria de Melhor Atriz, concorrem:
- Fernanda Torres (“Ainda estou”)
- Mikey Madison (“Anora”)
- Demi Moore (“A substância”)
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
- Cynthia Erivo (“Wicked”)
A atriz Demi Moore é considerada a principal rival de Torres. Ela também venceu ao globo de ouro, mas como Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical.
Na categoria Melhor Filme Internacional, os indicados são:
- “Ainda estou aqui” (Brasil)
- “Emilia Pérez” (França)
- “Flow” (Letônia)
- “A Garota da Agulha” (Dinamarca)
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
Já como Melhor Filme são dez os indicados:
- “Ainda Estou Aqui”
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Um completo desconhecido”
- “Conclave”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel boys”
- “A substância”
- “Wicked”
No total de 23 categorias, o filme com mais indicações neste ano foi ‘Emilia Pérez’, produção francesa gravada em espanhol. O polêmico drama criminal/musical, de Jacques Audiard, se passa no México, onde a advogada de um cartel ajuda seu líder a passar por uma redesignação sexual.
O filme tem recebido muitas críticas pela visão estereotipada sobre os mexicanos e sobre como trata a questão da transição de gênero. Ainda assim, já é considerado o filme de língua não inglesa com mais indicações na história. O que joga a favor de ‘Emilia Pérez’ é a produtora, a Netflix, que realiza uma grande campanha para que, finalmente, um de seus filmes conquiste pela primeira vez a estatueta de Melhor Filme na principal premiação do cinema.
Na segunda posição com dez indicações cada estão “Wicked” e “O Brutalista”, filme considerado um dos principais favoritos da noite. Na obra de ficção é retratada a vida do arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) que foge da Europa para os Estados Unidos no pós 2º guerra para reconstruir a vida.
A premiação da 97ª edição do Oscar acontece no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA). Confira aqui a lista completa de indicados.