“Ainda Estou Aqui” vence prêmio APCA de melhor filme
“Ainda Estou Aqui” vence prêmio APCA de melhor filme
Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes, produção brasileira aguarda indicações ao Oscar 2025, previstas para acontecerem na próxima quinta-feira (23)
Publicado 22/01/2025 17:32 | Editado 22/01/2025 20:12
A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) divulgou os vencedores de 2024 em diversas categorias e “Ainda Estou Aqui” ganhou na categoria de melhor filme e atriz Fernanda Torres como melhor atriz. A 69ª cerimônia de premiação deverá ocorrer no mês de abril, no Teatro Sérgio Cardoso.
Os demais premiados da APCA em Cinema foram:
- Melhor Direção: André Novais Oliveira, por “O Dia que Te Conheci”;
- Melhor Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos, por “Retrato de um Certo Oriente”;
- Melhor Ator: Bruno Jefferson, por “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”;
- Melhor Documentário: “Antonio Candido – Anotações Finais”, de Eduardo Escorel;
- Prêmio Especial do Júri: Pedro Freire pela estreia na direção em longa-metragem por “Malu”.
Confira aqui os premiados nas demais categorias, dentre elas: arquitetura, artes visuais, dança, literatura, música erudita, música popular, rádio, teatro, teatro infanto-juvenil e televisão.
Oscar 2025
O filme dirigido por Walter Salles agora espera as indicações para o Oscar 2025. Depois de adiamentos por conta dos incêndios que atingiram a California, em especial Los Angeles, a previsão é de que a divulgação seja feita na próxima quinta-feira (23).
Leia mais: Afinal, quais as chances de “Ainda Estou Aqui” conquistar um Oscar?
A revista dos Estados Unidos, Variety, que acompanha de perto a premiação e o dia a dia de Hollywood, aponta que o filme brasileiro pode concorrer em até três categorias, sendo a de “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Atriz” com Fernanda Torres (que venceu o Globo de Ouro), e alguma outra indicação que pode ser até mesmo a de “Melhor Filme” (principal prêmio), ou de “Melhor Roteiro Adaptado” (no Festival de Veneza o filme ganhou o prêmio de Melhor Roteiro), ainda que a produção corra por fora nestas categorias.