Sem categoria

Haddad diz que fake news sobre Pix foi “agressão do bolsonarismo ao Estado brasileiro”

Spread the love

Haddad diz que fake news sobre Pix foi “agressão do bolsonarismo ao Estado brasileiro”

Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (17), ministro da Fazenda demonstrou grande indignação e citou elementos que o levam a crer que Jair Bolsonaro esteja por trás da onda de desinformação que tomou conta do país

Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Em entrevista à CNN Brasil, nesta sexta-feira (17), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou indignação em relação às fake news sobre a inexistente taxação do Pix, afirmando que se tratou de uma “agressão sem precedentes da oposição ao Estado brasileiro”.

“Não tinha visto tanta agressão do bolsonarismo ao Estado brasileiro, ao órgão de Estado do Brasil. Isso me indigna porque construir um Estado não é fácil. Construir um Estado digno da população não é simples. E quando você retrocede nisso, é muito grave”, afirmou.

Leia mais“Temos de ser firmes e enfrentar esse debate, desmascarando as mentiras”, diz Gleisi

O ministro falou ainda de elementos que o levam a crer que Jair Bolsonaro esteja por trás da avalanche de desinformação que levou a Receita Federal a revogar a medida que buscava apenas reforçar a fiscalização contra a sonegação, sem qualquer tipo de taxação sobre as operações realizadas com o Pix.

“Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do [deputado] Nikolas [Ferreira], o Duda Lima [marqueteiro do PL] fez a produção daquele vídeo. E eu penso que o Bolsonaro tem uma bronca na Receita pelas questões conhecidas: descobriram as rachadinhas, as joias e mais de cem imóveis comprados sem fonte de renda. Os Bolsonaro têm uma bronca da Receita pela compra de imóveis. Eles não escolheram a Receita por outra razão”, conjecturou.

O chefe da Fazenda prosseguiu: “Não escolheram a Receita Federal por outra razão. Eles [Bolsonaro, Nikolas, o PL e a extrema direita] ficaram com uma lupa ali nos atos burocráticos da Receita. […] Quiseram vender a tese de que a Receita, com os poucos funcionários que tem, vai fiscalizar o pequeno negócio”.

Investigação da PF

A onda de fake news da extrema direita acabou por prejudicar o trabalhador de boa-fé e a economia popular, mas jamais os financiadores, que se vestem de patriotas e liberais. Por isso, a Advocacia-Geral da União solicitou à Polícia Federal que investigue os responsáveis pela disseminação das mentiras sobre o Pix.

Na quinta-feira (16), o governo federal publicou Medida Provisória (MP) que blinda o Pix de qualquer tributação e de mentiras da extrema direita liderada por Bolsonaro.

Da Redação