Sem categoria

Lula participa de cerimônia em memória do 8/1

Spread the love

Lula participa de cerimônia em memória do 8/1

Além da entrega de obras de arte restauradas, programação inclui o Abraço da Democracia, organizado pelo PT, movimentos sociais e partidos políticos das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Criação PT redes

O PT defende o imediato arquivamento do projeto de lei que prevê anistia aos golpistas

O presidente Lula participa, na próxima quarta-feira (8), de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A cerimônia tem uma série de momentos previstos, ao longo do dia, como a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos 3 Poderes.

O 1º Momento será na Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30. Será feita a reintegração de obras de arte – relógio do século XVII e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça. Há previsão de imprensa de imagem.

Leia maisDatafolha: 62% dos brasileiros rechaçam anistia aos golpistas do 8/1

O 2º Momento ocorrerá no 3º andar do Palácio do Planalto, às 10h30. Será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. E cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.

O 3º Momento será uma Cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h, com previsão da imprensa em geral.

Abraço da Democracia

O 4º Momento será o Abraço da Democracia, na Praça dos 3 Poderes. Trata-se de um ato simbólico com a participação de Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.

Participarão da cerimônia autoridades dos 3 Poderes, além de integrantes do Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Embaixada da Suíça, além de movimentos sociais.

Partido dos Trabalhadores está entre os organizadores do Abraço da Democracia, ao lado de movimenros sociais e partidos políticos das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

O PT reforça o repúdio da sociedade brasileira aos golpistas e seus comandantes, civis e militares. O partido defende o processo judicial com punição de todos os golpistas, a começar por Jair Bolsonaro, que já se encontra indiciado pela Polícia Federal por seus crimes contra a democracia. Defende também o arquivamento imediato do projeto de lei que prevê a anistia aos golpistas.

Da Redação, com informações do Site do Planalto