Sem categoria

PSOL pede cassação de Carla Zambelli no Conselho de Ética por participação em plano golpista

Spread the love

PSOL pede cassação de Carla Zambelli no Conselho de Ética por participação em plano golpista

O PSOL apresentou nesta segunda-feira (16) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação do mandato da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar.

O documento, assinado pela presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, e pela bancada federal do partido, denuncia a parlamentar por ter participado do plano golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e membros das Forças Armadas.

A representação aponta que Zambelli pressionou o então comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, para que ele aderisse ao plano golpista. O caso foi citado no relatório da Polícia Federal e integra as investigações da Operação Contragolpe, deflagrada pelo STF.

O PSOL pede a cassação do mandato da bolsonarista com base no artigo 55 da Constituição Federal e no Código de Ética da Câmara dos Deputados. O partido aponta que a conduta da deputada configura grave violação aos princípios democráticos e ao decoro parlamentar.

“Quem pressiona chefe das forças armadas pra cometer golpe não pode estar na Câmara dos Deputados”, afirma o deputado Ivan Valente.