Mundial de 2030 será em seis países; Arábia Saudita receberá a Copa de 2034
Mundial de 2030 será em seis países; Arábia Saudita receberá a Copa de 2034
Competição do centenário do Mundial terá jogos na Europa, África e América do Sul. Para 2034, a realização do torneio “caiu no colo” dos sauditas
Publicado pelo Portal Vermelho
A Fifa formalizou nesta quarta (11) as escolhas para os países sede das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo masculina. Enquanto a edição de 2030 será realizada de forma inédita em seis países e três continentes, o torneio seguinte acontecerá. Nos dois casos, havia candidaturas únicas.
O Mundial de 2030 terá Espanha, Marrocos e Portugal como sedes principais. Além disso, haverá três partidas na América do Sul, para marcar os 100 anos da primeira edição do torneio, realizada em 1930, no Uruguai– país que receberá um dos jogos. Os outros dois acontecem na Argentina e no Paraguai,
Para 2034, a realização do torneio “caiu no colo” do país do Oriente Médio, já que a Fifa definiu que as candidaturas para a edição teriam de vir da Oceania e Ásia. O projeto saudita ganhou amplo apoio entre os asiáticos, em movimento semelhante ao que houve com o Qatar para 2022, e foi o único oficializado.
As sedes foram anunciadas no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Todas as candidaturas foram aprovadas nas inspeções técnicas. Sem concorrentes, as sedes de 2030 e 2034 foram confirmadas pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, discursou e disse que era “um dia histórico para o futebol”, citando o Mundial de 1930, vencido pelos uruguaios no Estádio Centenário. Ao seu lado estavam os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia, que também falaram.
“Primeira final se jogou no Centenário (estádio no Uruguai). Hoje nós estamos decidindo a sede de uma Copa, a sede do centenário do Mundial. Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente Infantino, que o futebol nos une. Estamos em uma frente histórica e podemos mostrar um bom trabalho em equipe para fazer história unindo três continentes atrás de uma paixão”, disse Alejandro
2030
Espanha, Portugal e Marrocos apontaram 20 estádios, em 18 cidades, para receber 101 partidas. Três jogos, os inaugurais, serão na América do Sul, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.
O projeto principal tem três estádios candidatos para receber a abertura e a final. Haverá o jogo inaugural no estádio Centenário, em Montevidéu, em 8 de junho de 2030, com festa de abertura, mas também haverá uma abertura no primeiro confronto a ser realizado na Europa ou na África, no dia 13 de junho. A final será em 21 de julho.
As três opções para abertura e final são:
- Santiago Bernabéu – Madri – Espanha
- Camp Nou – Barcelona – Espanha
- Grande Estádio Hassan II – Casablanca – Marrocos
A opção marroquina está em construção e será a maior arena do Mundial, para 115 mil pessoas. Vai custar R$ 3 bilhões. Nos bastidores da Fifa esse estádio é o favorito para receber a final, apesar do lobby da diretoria do Real Madrid, dono do Santiago Bernabéu, para que o encerramento seja lá, repetindo a Copa do Mundo de 1982. A tendência é da abertura em Madri e a final em Casablanca, com Barcelona ou Sevilla e Lisboa com as semifinais
Na América do Sul, o Estádio Centenário, em Montevidéu, recebe a abertura. O jogo na Argentina será em Buenos Aires, no Monumental de Nuñez. No Paraguai são duas opções: reformar o Defensores Del Chaco, em Assunção, ou um estádio que a Conmebol pretende construir na região da capital paraguaia.
2034
A Arábia Saudita projeta para 2030 o término da construção de uma cidade linear, ao custo de R$ 5 trilhões. No noroeste do país, às margens do Mar Vermelho, Neom será uma das sedes da Copa do Mundo de 2034.
Em Neom ocorrerá a construção de um estádio para 46 mil pessoas, que deve ficar pronto em 2032 e receber jogos da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas de final.
Em uma Copa com 48 seleções, e 104 partidas, os sauditas oferecem 15 estádios: 11 serão construídos do zero, e quatro remodelados. Das 11 novas arenas, somente três já estão em construção e oito estão em fase de planejamento, incluindo o maior de todos, o King Salman International Stadium, na capital Riad, com capacidade para 92.270 pessoas. Ele será palco da abertura e da final da Copa de 2034.
Serão cinco cidades-sedes principais: Riad, Jeddah, Al Khobar, Abha e Neom. Não há uma data certa ainda para a competição. Como faz muito calor no Oriente Médio entre junho e julho, período tradicional de disputa do Mundial de seleções, é provável que a Copa ocorra entre novembro e dezembro de 2034, como foi no Catar.