PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF
A bancada do PSOL na Câmara enviou dois ofícios ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite da última terça-feira (19) para solicitar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa bolsonarista derrotada nas eleições de 2022.
Os pedidos foram feitos após a divulgação da participação dos dois no plano golpista de militares que buscava manter Bolsonaro no poder após ser derrotado nas eleições de 2022. O plano, tramado na casa de Braga Netto segundo a Polícia Federal, envolvia os assassinatos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, de seu vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
“As evidências que temos até agora já demonstram que estamos lidando com uma organização criminosa que busca incentivos e planeja assassinatos de altas autoridades da República. As lideranças desse grupo ainda são livres e capazes de promover mais crimes e atrapalhar as investigações. Não tem como admitirmos, enquanto sociedade, que criminosos como estes sejam livres, dentro da política e ainda pleiteando anistia”, destacou Erika Hilton, líder da bancada do PSOL na Câmara e uma das signatárias dos documentos que pedem a prisão de Bolsonaro e Braga Netto.
Além das prisões preventivas, a bancada do PSOL também reforçou o pedido de buscas e apreensões, assim como de quebra dos sigilos telefônicos e telemáticos de ambos golpistas.