Três Barras torna-se 8ª cidade de SC a implementar tarifa zero no transporte público
Três Barras torna-se 8ª cidade de SC a implementar tarifa zero no transporte público
Iniciativa beneficia 20,3 mil habitantes. Para Jilmar Tatto apesar da conquista, “falta à cidade estruturar um sistema de transporte que funcione todos os dias”
Publicado pelo site do PT
Três Barras, município com cerca de 20,3 mil habitantes no Norte de Santa Catarina, tornou-se a oitava cidade do estado a implementar a tarifa zero no transporte coletivo urbano. O serviço, iniciado em 30 de outubro, abrange itinerários urbanos e rurais.
A TTT Transportes, vencedora da licitação, operará o sistema com um investimento anual de aproximadamente R$ 227 mil. Os veículos também serão equipados para atender pessoas com deficiência. O transporte gratuito funcionará de segunda a sexta-feira na área urbana, com extensão às áreas rurais às quartas-feiras, exceto em feriados.
Leia mais – Chegou a cartilha do PT sobre Tarifa Zero: saiba como implementar em sua cidade!
Além de Três Barras, outras sete cidades catarinenses já adotaram a gratuidade no transporte público: Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Forquilhinha, Garopaba e Governador Celso Ramos.
De acordo com o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, a iniciativa é ótima, mas falta a cidade estruturar um sistema de transporte que funcione todos os dias. “O transporte público de uma cidade também deve servir para o lazer e atividades culturais, não somente para trabalhar.”
“É algo que beneficia, especialmente, as pessoas mais pobres. É uma política de inclusão social e redução da desigualdade social”, opinou Daniel Santini, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), em depoimento ao NSC Total. “Mas também reduz o número de carros nas ruas e de mortes de pessoas no trânsito. Não adianta só construir pontes, fazer novas pistas, quanto mais espaços para andar se tem mais carros e motos. Pra mim, essa é a única saída para salvar o transporte público no Brasil”.
Da Redação, com NSC Total