Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 20 de junho de 2014
O Popular
Manchete: o que ficou dos protestos um ano depois
Um ano após os protestos que mobilizaram o País, mudanças provocadas por manifestações são tímidas.
Empresas goianas de eventos faturam com a Copa do Mundo
Embora nenhuma seleção participante da Copa do Mundo tenha escolhido cidades de Goiás como sede para a disputa do torneio, pelo menos três empresas goianas de eventos estão trabalhando diretamente no mundial e comemoram incremento no faturamento.
———————————————————————-
Correio Braziliense
Manchete: Colômbia antecipa a maratona de festas em Brasília
Empolgados, fantasiados e muito coloridos, os colombianos incendiaram o Mané Garrincha de alegria e conquistaram os torcedores brasilienses. Em campo, La Tri retribuiu. Bateu a Costa do Marfim por 2 x 1 e garantiu a classificação antecipada às oitavas de final. Jogadores celebraram os dois gols com a dancinha que já se tomou marca registrada do time nesta Copa. Depois, a animação dos hinchas continuou fora do estádio, abrindo a maratona de festas do feriadão prolongado, que se estende até a segunda-feira, quando o Brasil enfrenta Camarões, em Brasília. O jogo é decisivo para a classificação do time de Felipão às oitavas. Dependendo do resultado, a Seleção terá como adversário a Holanda ou o Chile.
Invasão chilena muda a segurança
Estádios terão reforço no policiamento para evitar incidentes como o ocorrido no Rio. Cônsul do Chile aprova expulsão dos compatriotas.
No entiende? Vale mímica para vender!
Estrangeiros reclamam da dificuldade de falar com vendedores em Brasília. Em poucas lojas, há atendimento em inglês ou espanhol. Improviso e boa vontade são as armas para garantir negócios. Pesquisa coloca o Brasil entre os piores numa avaliação mundial.
Argentina dá calote, Brasil deve socorrer
O Planalto estuda usar reservas internacionais para conceder empréstimo ao país vizinho. Na noite de quarta-feira, o governo Kirchner avisou que resistirá à “extorsão” de estrangeiros e anunciou a suspensão de pagamentos da dívida externa.
Presidenciáveis convocam equipe de assessores.
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: O 9 que resolve
Enquanto centroavantes como Fred, Diego Costa e Eto’o não encontram o caminho do gol, Suárez, voltando de lesão, marca duas vezes contra a Inglaterra e mantém chances do Uruguai.
Para muitos, Mundial já valeu a pena
Comerciantes comemoram aumento de 30% a 40% nas vendas devido à concentração de torcidas e jogos em Porto Alegre.
Argentina tenta evitar o calote
A 10 dias de data-limite, governo diverge sobre tática para negociar com credores.
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: Dilma sobe e Aécio cai após início da Copa do Mundo
Nova pesquisa CNI/Ibope, realizada nos dias seguintes após a vitória do Brasil sobre a Croácia, mostra que, em apenas uma semana, a presidenta subiu de 38% para 39% nas intenções de voto, enquanto Aécio caiu de 22% para 21% e Eduardo Campos de 13% para 10%. Porém, chance de haver segundo turno ainda é alta.
Ranking global: Brasil perde posição em energia limpa
Relatório da petroleira britânica BP mostra que país caiu para terceiro lugar entre os maiores produtores hidrelétricos do mundo e teve uma das maiores altas em emissão de CO2.
Pão de Açúcar adere aos cupons
Rede envia 300 mil ofertas distintas para clientes do seu programa de relacionamento, que tem 3 milhões de cadastrados.
Infográfico
A tecnologia que ajudou o país a elevar a exportação de carne bovina. (Págs. 1, P8 e 9)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Ameaça de calote faz Bolsa cair 5% na Argentina
Clima de incerteza sobre pagamento da dívida do país já atinge empresas
Um dia após o governo Cristina Kirchner afirmar que não vai pagar parte de sua dívida que vence no fim deste mês, a Bolsa de Buenos Aires teve um pregão tenso e registrou forte desvalorização, de 4,9%.
As empresas argentinas que negociam seus papéis em Nova York foram afetadas e tiveram queda de até 7,8%. Também pesou para os investidores a declaração do chefe de gabinete de Cristina de que “não há missão preparada” para ir aos EUA negociar com credores.
PSB de Campos vai indicar em SP o vice de Alckmin
O PSB indicará o vice de Geraldo Alckmin (PSDB), que busca a reeleição como governador. O acordo abre espaço para o pré-candidato peessedebista ao Planalto, Eduardo Campos, fragilizando Aécio Neves em São Paulo. Também frustra Gilberto Kassab (PSD), que negociava ser vice.
Brasil ajudou no diálogo com guerrilha, diz líder colombiano
SP vê casos de dengue dobrarem em relação à última epidemia
Mascarados depredam lojas de veículos e bancos em SP
Um protesto organizado pelo Movimento Passe Livre teve ao menos cinco bancos, duas lojas de carros de luxo e um veículo depredados na zona oeste de São Paulo.
O ato reuniu 1.300 pessoas, segundo a PM, para pedir tarifa zero no transporte, readmissão de metroviários demitidos e lembrar o aniversário de um ano da revogação do reajuste da tarifa.
————————————————————————————
Jornal Commercio
Manchete: Itália e Costa Rica fazem duelo de líderes na Arena Pernambuco
Governador João Lyra emite nota sobre reintegração de posse no Cais José Estelita
Após ação da polícia, com confronto com ativistas que acampavam na área, governador diz que tentou negociação e que apenas fez o que cumpriu atribuições institucionais.
Cuidado com a madeira escolhida para montar a fogueira de São João
Quem for flagrado usando madeira irregular pode ser multado e responder na justiça por crime ambiental, tendo como punição uma advertência, podendo pagar multa de até R$ 50 mil.
——————————————————————————-
Por: Gustavo Vieira com informações (e adaptações) da Radiobrás