Quem Será O Próximo Secretário De Esportes?
Gente boa do Blog, uma importante pasta no cenário municipal, em se tratando de secretariado do novo governo, é a pasta dos esportes.
Infelizmente ultimamente foi deixado a segundo plano, sem receber os recursos merecidos, em especial o esporte amador, há muito tempo não recebe o devido tratamento que lhe é de direito pelas últimas gestões e o retrocesso é visível.
Como exemplo é só analisarmos que o Clube Recreativo Atlético Catalano (CRAC) tem autorizado 3 milhões de reais para usar da forma que quiser, já quando se fala em esporte amador, é comum em Catalão vermos atletas no centro da cidade vendendo rifas para pagar transporte, estadia e comprar equipamentos.
O futebol amador que outrora era valorizado, também nos últimos tempos foi sucateado e muito, campos de várzea já não existem mais em Catalão, as quadras poliesportivas, há maioria foi abandonada, e algumas até viraram mocó de usuários de drogas ou depósitos de escolas ou de outros órgãos públicos, sem falar que o Ginásio Internacional de Catalão, poderia ser palco de grandes jogos de basquete, vôlei, handebol, futsal, entre outras categorias, mas dificilmente é utilizado para esses fins.
O Clube do Povo, teve parte vendida e a outra parte foi abandonada por essa gestão, piscinas semi- olímpicas, quadras e campos de futebol foram esquecidos e abandonados, e as pistas de atletismo, viraram pasto para cavalo pastar.
Claro que de tempos em tempos, passam um “batom” em algumas quadras, mas até o atual secretário de esportes, em off, fala tudo…
Pois bem, perguntar pode?
Quem será o próximo Secretário de Esportes?
Giovani Cortopassi tem tudo para continuar, é bom de serviço, desde que o deixem trabalhar, o que não acontecia nesse último governo, o dever de casa ele fez, apoiou e organizou os atletas para declararem apoio a Velomar e Nelson, mesmo que muitos foram contrariados e saíram de lá dizendo “eu quero ver”.
Rogerio Mesquita é outro nome, se depender do prefeito que está saindo, ele poderá até ser lembrado e chamado, afinal, se não for para mudar, tudo pode continuar.
Mas dois nomes novos surgem e podem começar a mostrar que, de fato, Velomar Rios veio para fazer o seu governo.
O agora vereador eleito, Daniel Tufão, era servidor da pasta dos esportes, desportista e ex-atleta, poderá deixar a Câmara de Vereadores e assumir a secretaria, tem conhecimento, vontade de trabalhar e entende do assunto, sua saída da Câmara abriria espaço para que a representante dos professores assumisse uma cadeira no legislativo, professora Sação, fará a diferença quando for discutir e aprovar o novo Estatuto dos Servidores, em especial dos Professores que há anos esperam esse momento e reivindicam mudanças.
Ainda, a Professora Sação, que além de presidir a Associação dos Docentes municipais é uma das mais aguerridas defensoras do esporte amador, também reúne todas os requisitos para ser a secretária de esportes, além de se tornar a a primeira mulher a assumir importante pasta, sua indicação para o cargo, certamente traria um olhar diferenciado com todos os esportes amadores e não somente com o futebol.
Daniel Tufão e professora Sação são nomes novos, com gás, com vontade de trabalhar, com experiência e principalmente com dinamismo e aquele desejo de mostrar serviço e contribuir com Catalão.
Velomar Rios não prometeu secretaria para ninguém, até onde se sabe, pela tranquilidade dessa eleição, ele está livre, leve e solto para transformar as secretarias municipais em grandes locais de criação de políticas públicas, de busca de investimentos federal e estadual, de firmar parcerias público e privadas, enfim, de dar um salto alto em direção a termos em nosso município um esporte amador de excelência.
Se perguntar pode, sonhar também pode, imaginemos nossa cidade com vários campos de várzea, com quadras poliesportivas abertas e disponíveis aos nossos jovens, com campeonatos em várias modalidades entre os bairros da cidade, com campeonatos juvenis, estudantis, com ruas de lazer, com um novo Clube do Povo ocupado pela juventude e a represa do Haley, sendo palcos de grandes e variadas apresentações esportivas, culturais e musicais.
Vale a pena ousar…