Fuad segue em vantagem contra candidato bolsonarista em BH, diz Quaest
Fuad segue em vantagem contra candidato bolsonarista em BH, diz Quaest
Pesquisa mostra o atual prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman, com 46% das intenções de voto no 2º turno contra 37% de Bruno Engler
Publicado pelo Portal Vermelho
Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), para o segundo turno da eleição de prefeito de Belo Horizonte (MG) coloca o candidato à reeleição, prefeito Fuad Noman (PSD), na vantagem com 46% das intenções de voto contra 37% do candidato Bruno Engler (PL).
O levantamento realizado entre os dias 13 e 15 de outubro mostra que 5% dos eleitores continuam indecisos e 12% indicam voto branco, nulo ou que não irão votar. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A liderança do Noman confirma o resultado registrado pelo Datafolha na quinta-feira passada. Mesmo o atual prefeito passando para o segundo turno atrás de Engler, a frente formada com os apoios de outros partidos que disputaram o primeiro turno permite que o candidato do PSD concentre a maioria de votos como forma de impedir que o bolsonarismo avance na capital mineira.
Leia mais: Fuad lidera pesquisa e abre caminho para derrotar bolsonarismo em BH
O deputado estadual Bruno Engler é do mesmo partido e apoiado por Jair Bolsonaro. O seu maior cabo eleitoral, no entanto, não esteve ao seu lado durante o primeiro turno. Agora, com seu preposto atrás nas pesquisas, Bolsonaro marcou ida a BH no próximo final de semana para realizar uma de suas motociatas.
Voto decidido e ‘herança’
A pesquisa ainda avaliou que 76% dos entrevistados já têm como definitiva a escolha que tomaram e 24% indicam que podem mudar o voto.
Questionados em quem votariam no segundo turno, os eleitores que apoiaram no primeiro turno o terceiro colocado Mauro Tramonte (Republicanos), 52% deles indicaram que agora estão com Fuad Noman e 28% com Engler.
Já os eleitores de Gabriel Azevedo (MDB), que ficou em quarto, 63% dizem que votarão no atual prefeito e 29% no candidato bolsonarista.
E os eleitores da deputada federal Duda Salabert (PDT), quinta colocada, apoiarão em massa Noman (87%), contra somente 5% que devem ir para seu adversário.
Pesquisa espontânea
Quando os eleitores respondem espontaneamente em quem votariam, sem ter os nomes dos candidatos apresentados, Noman também lidera com 33% das intenções de voto enquanto Engler fica com 28%. Já os indecisos neste cenário são 33% e brancos, nulos ou não irão votar 6%.
O levantamento encomendado pela TV Globo foi feito com 1.002 eleitores e está registrado na Justiça Eleitoral com o número MG-03563/2024.