Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 18 de junho de 2014
Correio Braziliense
Manchete: Agora é torcer, jogar e ganhar em Brasília
México, capital Fortaleza. Apesar de ocupar apenas um quarto do estádio, a torcida do adversário ganhou em animação da brasileira. Em campo, a Seleção comandada por Felipão também não fez bonito diante da mexicana. Mas teve pelo menos quatro oportunidades claras de gol. Só não abriu o placar porque esbarrou num paredão: Ochoa, eleito o craque do jogo pela Fifa. Com defesas arrojadas, o goleiro garantiu o empate em 0 x 0. Hoje, caso Camarões vença a Croácia, o Brasil terá uma pedreira pela frente na próxima segunda-feira no Mané Garrincha. Isso porque, além do México, o time africano chegará à última partida da primeira fase com chance de classificação para as oitavas de final da Copa. Haja emoção.
Relatoria do mensalão vai para Barroso
O novo responsável pela Ação Penal 470 foi escolhido por sorteio eletrônico. Prestes a se aposentar, Joaquim Barbosa deixa o caso e diz que foi alvo de insultos.
EUA articulam reaproximação com o Brasil
Após assistir à vitória da seleção contra Gana, Joe Biden, o vice de Obama, discute com Dilma o incidente da espionagem e promete liberar documentos sobre a ditadura.
Mais real circulando mundo afora
O grande número de turistas brasileiros no exterior fez com que o total de cédulas da moeda nacional negociadas fora do país aumentasse 2.057%, passando de RS 6,6 milhões, em 2008, para R$ 142,2 milhões, em 2014. A maior parte desses reais está na América Latina.
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Da emoção à decepção
Durante o hino, Neymar chorou. No jogo, parou diante do México no Castelão. Brasil ficou no 0 a 0 e precisa de um empate contra Camarões, segunda-feira, para avançar às oitavas.
O alívio depois de três horas de terror
Mulher de Pedro Simon conta como foi o sequestro relâmpago que sofreu na Capital.
Tarifaço na RGE: Luz 23% mais cara para 3,7 milhões de gaúchos.
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: Indústria briga para renovar máquinas
Espinha dorsal da competitividade, o parque industrial do país sofre com defasagem tecnológica. Segundo a Abimaq, a idade média das máquinas do segmento de transformação é de 7 anos nos EUA e de 17 anos no Brasil. A associação apresentará a proposta para a renovação hoje, quando o governo divulgará novas medidas de incentivo para diversos setores. O anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff.
Energia: Consumo segue ritmo das torcidas
Balanço do ONS mostra que os jogos da Itália contra a Inglaterra e Argentina contra Bósnia foram os que mais mobilizaram torcedores, superados apenas pelo Brasil. No jogo de estreia, o pico no consumo foi equivalente à potência das usinas Jirau e Santo Antônio.
Intel: Brasileiro dá pouca atenção à privacidade
Fernando Martins, presidente da empresa, revela que população prefere ter carro monitorado a enfrentar engarrafamentos.
Nadja Sampaio: Copa evidencia que o Brasil tinha tudo para ser, mas não é preparado para o campismo.
Serviços: Setor registra em abril menor crescimento nominal desde março de 2013.
Mensalão: Joaquim Barbosa diz estar sofrendo ameaças e pede para sair da relatoria.
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Barbosa critica advogados e deixa caso do mensalão
Presidente do STF acusa defensores de condenados de agirem para pressioná-lo
Com a aposentadoria marcada para o fim do mês, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, deixou a relatoria do processo do mensalão, abrindo mão do controle do caso que o tornou célebre.
Barbosa atribuiu a sua decisão à ação de advogados de condenados que, segundo ele, passaram a atuar “politicamente” para pressioná-lo, por meio de “manifestos e até mesmo partindo para insultos pessoais”.
O advogado de José Genoino acusou o ministro de “perseguição”. “O melhor é que ele saia”, disse a defesa de Delúbio Soares. Para membros do STF, Barbosa visa evitar o constrangimento de mais derrotas na corte.
Definido por sorteio, o novo relator do mensalão será Luis Roberto Barroso, que considerou rigorosas as penas aplicadas pelo STF. O ministro encaminhará pedidos dos condenados rejeitados por Barbosa.
EUA mudaram política de vigilância, diz vice americano
Em visita a Brasília, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse que teve uma “conversa franca” com a presidente Dilma sobre espionagem americana, tema de mal-estar com o Planalto.
Biden afirmou que os EUA fizeram “mudanças reais” em sua “vigilância” e que a internet “não é ferramenta de repressão de governos”.
Ele anunciou ainda que o país liberará papéis sobre a ditadura no Brasil.
Trânsito trava, e torcedores de SP perdem início do jogo
O trânsito travou em São Paulo no meio da tarde e frustrou torcedores que saíram do trabalho mais cedo para ver o jogo do Brasil.
Em apenas duas horas, o congestionamento teve um salto de 586%. O pico foi às 15h, faltando uma hora para o início da partida, quando a lentidão atingiu 302 km — o terceiro maior índice já registrado. O engarrafamento fez torcedores perderem parte do jogo.
Robson Marinho, conselheiro do TCE, é alvo de ação na Justiça.
Brasil usará visita de líder chinês para diversificar exportação. (Págs. 1 e Mercado B1)
——————————————————————————-
Por: Gustavo Vieira com informações (e adaptações) da Radiobrás