Sem categoria

Rua no bairro Ipanema é uma das mais problemáticas da cidade

Spread the love

2014-06-18 08.08.49

Há vários anos os moradores da Rua Salustiano Oliveira da Paz, mais conhecida como a Rua da Soja, no bairro Ipanema, sofrem de todos os tipos de problemas ligados ao descaso do poder público.

Quando não eram as centenas de buracos a dificultar a transitabilidade na via, a poeira predominava como um mal à saúde dos moradores no período da estiagem. No tempo chuvoso, só para aumentar ainda mais a insatisfação dos “pagadores de impostos”, diversos veículos foram vistos atolados ou com defeito mecânico pela dificuldade de passar pelo local cheio de crateras, além de um pequeno trecho que se alaga impedindo que as pessoas entrem ou saem de suas casas.

2014-06-18 08.09.29

Para não bastar tudo isso o gado de uma fazenda nas proximidades oferece perigo aos motoristas quando, com frequência, passeiam tranquilamente pela rua como simples pedestres, sem contar ainda que eles emporcalham tudo por onde passam fazendo suas necessidades fisiológicas.

Vale lembrar que o bairro Ipanema está numa localização privilegiada na cidade, próximo a BR-050 e com inúmeras empresas. O setor é sede do 18º Batalhão da Polícia Militar e até recentemente do 10º Batalhão do Bombeiro Militar, que se muda para outro endereço dando espaço ao Instituto Médico Legal e Polícia Técnico Cientifica. A Universidade Federal de Goiás é separada do bairro apenas por uma avenida.

No momento a rua passa por recuperação e está em fase de pavimentação asfáltica para a felicidade de quem ali reside. Como essa tal felicidade tende a durar pouco na vida de quem pouco tem, como já dizia o ditado, o sistema de esgoto sanitário, recentemente implantado, apresenta sérios problemas.

2014-06-18 08.09.47

Os moradores não suportam o mal cheiro exalado pelo esgoto que quase todos os dias lança à rua água suja e contaminada. “Isso aqui é assim, quando não é uma coisa é outra”, disse um morador que preferiu não ser identificado.

Na manhã de hoje (18) nossa reportagem flagrou a situação, no exato momento em que esquipes da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE) chegaram para resolver em definitivo ou paliativamente a condição caótica.

Os mesmos cidadãos que reclamaram não acreditam que isso possa ser resolvido tão rapidamente, de modo a impedir que o constrangimento se repita. Segundo eles, o material utilizado na construção da rede sanitária seria a principal causa do embaraço, “pequenos demais os canos, acho que eles não aguentam e acontece isso aqui”, explicou o morador.

É sabido também que esgoto a céu aberto contribuiu expressivamente para o surgimento de doenças e infecções graves. Trata-se de doenças toxicológicas causadas pela contaminação por substâncias químicas vindas de causas e produtos diversos, e que podem até levar a morte se não tratadas a tempo.

 

Por: Gustavo Vieira