Sem categoria

PF prende candidato a vereador foragido pelos atos golpistas do 8/1

Spread the love

PF prende candidato a vereador foragido pelos atos golpistas do 8/1

 

Candidato a vereador em Céu Azul, no Paraná, Marcos Geleia Patriota é um dos três candidatos a vereador com mandados de prisão em aberto pelos atos golpistas

 

Foto: Polícia Federal

O fim de semana contou com prisão de candidato a vereador envolvido em associação criminosa pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O nome do investigado é Marcos Pereira, conhecido como Marcos Geleia Patriota. Ele concorre a uma vaga de vereador pelo partido Novo na cidade de Céu Azul, no Paraná.

A prisão feita por agentes da Polícia Federal, no sábado (14) na cidade de Cascavael, cumpre mandado de prisão preventiva aberta em novembro. A ordem expedida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcos Geleia Patriota. Foto: Reprodução/Facebook

A prisão ocorreu depois de reportagem do site g1, colocando que três foragidos dos atos golpistas de 8 de Janeiro estavam foragidos.

Os outros dois que fazem campanhas e tem ordens de prisão em aberto pelo mesmo crime de Marcos são o Pastor Dirlei Paiz (PL), que concorre em Blumenau (SC), e Locutor Henrique Pimenta (PRTB), em Olímpia (SP).

Leia mais: AGU cobra R$ 56 milhões de condenados pelos atos de 8/1

As polícias civis dos estados informaram que devem deter os foragidos, se localizados.

Por conta da legislação eleitoral, nenhum candidato é preso, a não ser em flagrante, entre 21 de setembro até 8 de outubro. Por isso, os alvos devem ser encontrados pelos investigadores antes desse período, sob o risco de ficarem impunes durante as eleições.

Leia mais: STF chega a 226 condenados por atos golpistas do 8 de Janeiro

Os três ainda não foram julgados pela justiça, portanto puderam entrar para a disputa eleitoral.

Enquanto a polícia busca os foragidos restantes, a oposição de extrema direita na Câmara dos Deputados tenta emplacar um projeto de lei (PL) de anistia aos condenados nos atos golpistas de 8 de janeiro. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como classificou o líder do PCdoB na Câmara, Márcio Jerry (MA), a “proposta de anistia para os golpistas é nova tentativa de golpe”.

*Com informações g1