Sem categoria

Presidente da Câmara cria grupo de trabalho para analisar projeto de combate às Fake News

Spread the love

Presidente da Câmara cria grupo de trabalho para analisar projeto de combate às Fake News

 

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da matéria, fará parte do grupo que tem 90 dias para apresentar um texto consensual para que seja votado no plenário da Casa

 

Brasília (DF) – 27/02/2023 – O deputado federal Orlando Silva, relator do Projeto de Lei de combate às Fake News na câmara, é o entrevistado do programa Sem Censura da TV Brasil Foto Valter Campanato / Agência Brasil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deu um prazo de 90 dias para um grupo de trabalho, formado por 20 parlamentares, apresentar uma proposta alternativa ao projeto de lei 2630/20, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o chamado PL das Fake News.

Lira alegou que o projeto, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), precisa de um texto “mais maduro” e consensual para ser votado em plenário. Para isso, ele nomeou o próprio relator como integrante do grupo.

“Não é novidade que tentamos por diversas vezes, em diversas oportunidades, com esforço de todos os líderes, do relator, da presidência da Casa, votar o projeto. Subdividimos o texto na questão dos streamings e na questão dos direitos autorais e não conseguimos um consenso. Todos os líderes avaliaram que o projeto não teria como ir ao plenário”, avaliou Lira na época.

Leia mais: Arquivar PL das Fake News é erro grave, avalia líder do PCdoB

Na ocasião, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA), discordou da decisão do presidente da Câmara.

“É um erro sim, e grave, não seguir com o debate e tramitação do PL 2630, que estabelece regras de liberdade, responsabilidade e transparência na internet. O relator, o deputado Orlando Silva, conduziu um amplo e rico debate que produziu um texto muito bom que só tem sido combatido por quem é a favor da internet como território sem lei e palco das fake news”, disse o líder.

Além de Orlando, farão parte do grupo: Ana Paula Leão (PP-MG), Fausto Pinato (PP-SP), Júlio Lopes (PP-RJ), Eli Borges (PL-TO), Gustavo Gayer (PL-GO), Filipe Barros (PL-PR), Glaustin da Fokus (Podemos-GO), Maurício Marcon (Podemos-RS), Jilmar Tatto (PT-SP), Simone Marquetto (MDB-SP), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Afonso Motta (PDT-RS), Delegada Katarina (PSD-SE), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Rodrigo Valadares (União-SE), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Pedro Aihara (PRD-MG), Erika Hilton (PSOL-SP).

AUTOR