Dandara: “Precisamos trazer o meio ambiente para o debate municipal”
Dandara: “Precisamos trazer o meio ambiente para o debate municipal”
Para a pré-candidata à prefeitura de Uberlândia (MG), o PT deve qualificar o debate e apresentar soluções inovadoras para resolver os problemas das cidades
Publicado pelo site do PT
Em entrevista ao Jornal PT Brasil nesta quarta-feira (22) a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Uberlândia, Dandara Tonantzin (PT-MG) falou sobre a passagem da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, por Minas Gerais, os desafios para as eleições municipais e as ações do governo Lula no estado.
O lançamento da pré-candidatura de Tonantzin contou com mais de duas mil pessoas no Centro de Convenções Acrópole e reuniu gente de vários segmentos como representantes de sindicatos, lideranças, movimentos, empresários, empreendedores.
“Tivemos a presença da nossa presidenta, onde ela fez uma fala brilhante sobre o desafio do PT nessa eleição, e o tanto que nós precisamos também voltar a se olhar para os municípios, que é onde a vida realmente acontece” elogiou Dandara. “Ela fez uma rodada muito boa em Minas Gerais, que vocês sabem que é o estado que é o fiel da balança das eleições. Ganhou em Minas, ganhou no Brasil. E nós queremos, cada vez mais, seguir fortalecendo a luta política e o nosso partido em Minas Gerais”, relembrou a parlamentar.
A deputada mineira também destacou a construção da unidade da Federação Esperança, composta por PT, PC do B e PV, em apoio à sua pré-candidatura: “Estamos formando um grupo político capaz de apresentar o melhor programa, o melhor projeto de transformação para a cidade. Duas chapas de vereadores completas, nós estamos com uma militância bem aguerrida se dedicando a elaborar propostas para o nosso programa de governo. São mais de 20 grupos temáticos reunindo, debatendo, elaborando, porque nós precisamos chegar discutindo e apresentando soluções para os problemas.”
Desafios em MG e no Brasil para barrar a extrema direita
Na avaliação de Tonantzin, é necessário politizar o debate e não cair em armadilhas que são colocadas, em especial, por setores ligados ao bolsonarismo e à extrema direita, em especial o campo da polarização, que é extremamente despolitizada e busca somente rebaixar o nível do debate.
“Nós temos lado na vida e na política. Temos um partido que, de fato, toma partido nas discussões. Mas é fundamental que essa eleição também sirva para a gente atualizar, inovar nosso modo petista de governar. Nós temos que produzir um novo acúmulo conectado com os desafios do século 21, das nossas experiências que já deram certo até aqui, e construir uma agenda de cidade conectada com o futuro. Porque nós precisamos criar novos direitos”, defendeu.
Para ela, o tema do enfrentamento à violência contra a mulher deve ser pauta municipal nas eleições, “porque é na cidade, na rua e na casa que a violência contra a mulher está acontecendo.”
Além disso, ela fez um chamamento sobre a necessidade de trazer a educação para o centro do debate, e destacar as ações do governo federal sobre a pauta. “O governo federal está fazendo muitas ações e muitos municípios não estão aderindo e isso impacta diretamente na qualidade da educação. O ministro Camilo Santana lançou o programa de educação em tempo integral, e ele precisa estar no centro das discussões nos nossos programas municipais de governo”, afirmou.
Atenção às mudanças climáticas
Na avaliação da pré-candidata, o tema da questão ambiental com a presente crise climática, que já estamos vivendo, será o grande ponto de debate. Ela avaliou que muitos que defendiam o estado mínimo, agora, estão percebendo que as políticas públicas e os recursos federais cumprem uma função muito importante.
“E não é debater somente infraestrutura do ponto de vista da obra que vai ficar bonita, mas deve apresentar um projeto de infraestrutura das obras necessárias e importantes para a gente ter nas cidades desenvolvimento econômico e urbanístico, mas também responsabilidade ambiental”, argumentou Dandara. “Nós precisamos trazer essa questão do meio ambiente para o debate municipal trazendo a responsabilidade da gestão da cidade, do planejamento, do plano diretor, como se cresce e se desenvolve a cidade”.
“A minha sugestão para os companheiros e companheiras que são pré-candidatos e pré-candidatas é que a gente possa qualificar o debate político, que a gente possa apresentar soluções inovadoras para resolver os problemas das cidades e não cair em arapucas da extrema direita”, conclamou.
Legados dos governos do PT em MG
Questionada sobre como está a memória do povo mineiro acerca dos governos do PT, Tonantzin frisou os diversos investimentos realizados no estado pelo presidente Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff: “Minas Gerais foi um dos estados que mais recebeu investimentos do PAC. É o estado com a maior quantidade de universidades, de institutos federais e o povo de Minas sabe disso. Agora também não é diferente. Nesse novo PAC, em todas as modalidades, Minas Gerais tem sido prioridade do governo federal.”
Sobre Uberlândia, cidade onde é pré-candidata para a disputa da prefeitura, a parlamentar ressaltou o trabalho realizado para fazer com que cheguem recursos que possam contribuir para a qualidade de vida do povo. De acordo com Dandara, o prefeito atual está há mais de oito anos sem entregar uma única casa.
“Em um programa municipal de habitação ou de moradia, agora nós já conseguimos articular 1.374 casas do Minha Casa Minha Vida e mais 600 do Minha Casa Minha Vida Entidades. A frota de ônibus está extremamente sucateada e, graças ao presidente Lula e ao PAC Seleções, nós conseguimos 216 novos ônibus elétricos”, elencou.
“Foram duas novas UBSs, aquele postinho mais moderno e integrado, que conta com especialistas. Nós também conseguimos CAPs infantil, porque nós sabemos que a atenção à saúde socioassistencial, psicológica das crianças precisa estar com prioridade. Então tem muita obra e muito recurso sendo designado para o nosso estado”, assegurou.
O desejo da parlamentar é que as políticas do presidente Lula cheguem na ponta e possam ser, de fato, executadas, bem como que o serviço público seja de qualidade: “Quando a gente faz investimento em saúde, em educação, não se trata especificamente só de um segmento, nós estamos falando da qualidade de vida que vai melhorar. É fundamental que os nossos municípios possam aderir a todos os programas que o governo federal tem apresentado e também possa fortalecer a relação com o que a União tem apresentado de editais e possibilidades.”
Atenção às Fake News
Por fim, a entrevistada alertou sobre o cuidado que os companheiros e as companheiras devem ter para não cair em fake news: “Temos que divulgar a verdade e quem quiser acompanhar um pouco mais do que está chegando do governo do presidente Lula para a sua cidade, é só entrar no site gov.br, selecionar sua região e, verá tudo que o governo federal conseguiu designar para o local. É fundamental acompanhar isso.”
Além disso, ela também destacou o site do Casa 13, que contém um compilado das entregas dos governos do PT ao longo dos anos para o nosso estado: “Este site é essencial para combater as fake news”, garantiu.
Da Redação Elas por Elas