Sem categoria

Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 10 de junho de 2014

Spread the love

Bebe_lendo_JORNAL_-_LINDO!!![1]

O Popular

Manchete: Prefeitura conclui em 20 dias cálculos para novo IPTU

Intenção é que o projeto que aumenta o IPTU e o ITU seja aprovado pelos vereadores até o fim de agosto.

 

UFG faz despedida de avaliação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) se despediu ontem do vestibular, para adotar, integralmente, a partir do próximo ano, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como método de preenchimento das vagas de seus cursos.

 

PMDB apoia aliança nacional mesmo sem aceno do PT local

Mesmo sem expectativa de garantia de ter apoio do PT e sem chegar a um consenso, o PMDB goiano decidiu ontem que votará a favor da aliança pela reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) na convenção nacional do partido, marcada para hoje em Brasília.

———————————————————————————-

Correio Braziliense

Manchete: Invasão na UnB ameaça atrasar salário de junho

Barricadas levantadas por encapuzados que ocupam a Reitoria impedem servidores de terem acesso ao local onde é preparada a folha de pagamento da universidade. Ato público cobra a saída de rebeldes do prédio.

 

Abono de trabalhador usado para superávit

Governo cancelou campanha publicitária que alertaria as pessoas a receberem o salário extra do PIS. O objetivo, segundo especialistas, é manter o dinheiro no caixa para cumprir meta da economia.

 

Justiça: TRT condena Dnit por injúria racial

O Departamento Nacional de Trânsito e empresa terceirizada terão de pagar R$ 30 mil a motorista. O TRT-DF entendeu que ele foi demitido do órgão estatal por ser negro.

 

Chuva mata e destrói no Sul do país

No Paraná e em Santa Catarina, mais de 150 municípios sofrem com enchentes, pelo menos 10 pessoas morreram e há seis desaparecidas. (Págs. 1 e 6)

 

Fotolegenda: Travessia de risco

Voluntária da Copa, a cadeirante Celia Sandorval, 55, foi atropelada na faixa de pedestres e sofreu ferimentos leves. No ano passado, o Correio mostrou as dificuldades para acessibilidade nas imediações do Estádio Mané Garrincha.

 

Faltam alvarás para 2 estádios

A dois dias da Copa, as arenas de Cuiabá e Curitiba ainda não têm Laudo dos bombeiros para receber os jogos. O Itaquerão, palco da abertura do torneio, foi liberado ontem. Em São Paulo, a greve no metrô foi suspensa.

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Top 5 da 10

Destaques da camisa mais famosa do mundo na Copa 2014.

Luzes sobre um desaparecimento

Vítima da ditadura, Stuart Angel teria sido enterrado em base militar no Rio de Janeiro.

———————————————————————————–

Brasil Econômico

Manchete: Inflação deixará brasileiro em casa durante a Copa

Com o IPCA acumulado em 6,37%, os torcedores optaram por assistir aos jogos pela TV e gastar muito pouco com lazer. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, que coletou as intenções de consumo para os 31 dias de Mundial de 18 mil brasileiros em todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas do país no mês de maio.

 

Luxo: E-commerce é o desafio para marcas

Apesar da perspectiva de crescer até 6% neste ano, o mercado de artigos de luxo engatinha na venda pela internet. Hoje, o total de consumidores desses produtos chega a 4,5% dos 7,2 bilhões de habitantes no mundo.

 

BB e Caixa no dilema entre o crédito e a rentabilidade

Os dois maiores bancos brasileiros com controle federal buscam calibrar o crédito para evitar que o excesso comprometa os índices de alavancagem e a falta não provoque a alta dos índices de inadimplência.

 

Bad boys da Copa: As seleções ainda não entraram em campo, mas os jogadores famosos pelas encrencas, como o holandês Arjen Robben, começam a aprontar.

 

Relatório D.C.: O debate sobre a crise global põe na berlinda crenças antes tidas como verdades.

 

Mundial 2014: A Fifa fatura mais de US$ 4,5 bi em marketing, vendas de ingressos e direitos de TV.

————————————————————————————

 

Folha de S. Paulo

Manchete: Alckmin demite 42, e greve do Metrô de SP é suspensa

Sindicato da categoria ameaça retomar paralisação na quinta se governo não anular demissões.

No quinto dia da greve dos metroviários, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a demissão de 42 funcionários do Metrô. Sob pressão e dividido, o sindicato da categoria decidiu suspender a paralisação por 48 horas.

O governo enviou telegramas de desligamento por justa causa para grevistas que, segundo a administração tucana, foram a piquetes nas estações ou veicularam mensagens a favor da greve no sistema de som dos trens.

O sindicato dos metroviários diz que as demissões visam intimidar a categoria e ameaçam retomar a greve na quinta, dia da abertura da Copa, se o governo não anular as rescisões. A entidade fará assembleia na quarta.

Nesta segunda-feira (9), a greve se enfraqueceu. A tarde, a maioria das estações estava em funcionamento.

De manhã, protesto a favor da greve na estação Ana Rosa terminou em tumulto, e 13 pessoas foram detidas.

O trânsito ruim teve reflexo no aeroporto de Guarulhos. As filas de táxi e ônibus executivo levaram mais de uma hora, e milhares de pessoas ficaram retidas.

 

Vidro de obra da Copa cai em rua e mata motociclista no Recife.

 

Chuvas afetam abastecimento de água em cidades do Sul

Fortes chuvas atingiram Paraná e Santa Catarina e afetaram 151 cidades. Ao menos 50 tiveram problemas no abastecimento de água devido ao alagamento das estações de captação.

No Paraná, nove pessoas morreram, e outras seis estão desaparecidas. Quase 3.000 estão desabrigadas. Em Cascavel, caminhões-pipa abastecem creches, escolas e hospitais.

 

Viga de obra do monotrilho cai, mata operário e fere dois em SP

Uma viga da obra da linha 17-Ouro do monotrilho caiu e matou um operário no Campo Belo (zona sul de SP).

O acidente ocorreu por volta das 16h50. Segundo o consórcio da obra, trabalhadores ajustavam a peça de sustentação quando ela caiu. Dois operários ficaram feridos. O governador Alckmin (PSDB) lamentou a morte e cobrou providências do consórcio.

 

PMDB deve manter hoje apoio a Dilma, mas prepara crítica a propostas do PT. (Págs. 1 e Poder A10)

 

Governos cedem e MTST promete trégua em atos durante a Copa

Na tentativa de estancar protestos na Copa, o governo federal e a Prefeitura de SP anunciaram medidas para atender às reivindicações dos sem-teto. O MTST disse que demandas foram atendidas e prometeu “trégua”.

Entre as medidas, está a construção de 2.000 casas no terreno invadido perto do Itaquerão e a inclusão dos sem-teto no programa Minha Casa, Minha Vida.

——————————————————————————-

O Povo

Manchete: justiça proíbe greve de servidores do IJF para esta terça

 

Ceará registra 31 assassinatos neste fim de semana

 

Shopping de Fortaleza abre exposição sobre Copa do Mundo

——————————————————————————-

Por: Gustavo Vieira com informações (adaptadas e corrigidas) da Radiobrás