Sem categoria

Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 09 de junho de 2014

Spread the love

Joseph Herscher[1]

O Popular

Manchete: defasagem escolar atinge 20% dos alunos da rede pública em Goiás

Cerca de 231 mil alunos goianos estão com atraso de 2 anos ou mais em relação à idade padrão da classe

 

Ensaio geral

Fifa simula espetáculo de 25 minutos. Evento contará com 600 artistas. Organização se preocupa com campo

 

Rapaz assassinado em boate

Muito conhecido e querido em Israelândia, cidade a cerca de 200 quilômetros de Goiânia, Vilmony Mendes Queiroz escolheu a boate GLS Total Flex, que fica no Setor Oeste, em Goiânia, para comemorar o aniversário de 30 anos, que transcorre hoje (…).

—————————————————————————–

Correio Braziliense

Manchete: Reitor denuncia clima de guerra civil na UnB

Professores e servidores fazem protesto hoje, às 10h, contra mascarados que ocupam a Reitoria a quatro dias. Câmeras teriam flagrado atos de depredação na universidade, onde nos últimos dias houve até tiros e pessoas feridas em festas.

 

A Justiça determinou a reintegração de posse da Reitoria. Mas, até as 20h30 de ontem, quando se encerrou o prazo para a desocupação, cerca de 50 pessoas continuavam no prédio. Os encapuzados dizem que se trata de protesto para impedir a criminalização e o julgamento de oito estudantes acusados de vandalismo. Para o reitor, Ivan Camargo, o movimento é uma espécie de vanguarda do atraso que se espalhou por todo o país e hoje inviabiliza o funcionamento da UnB. Na hora da invasão, contou Camargo, câmeras flagraram uma “agressividade inacreditável” em um ambiente acadêmico. “Alguns seguiram para a minha sala e quebraram todas as portas”, descreveu.

 

Vaticano: Unidos em busca da paz

 

Em encontro histórico, o papa Francisco recebeu o líder palestino, Mahmoud Abbas, e o presidente de Israel, Shimon Peres, para rezarem. O pontífice pediu um esforço conjunto pelo fim dos conflitos.

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Por terra, água e ar

Megaoperação, envolvendo mais de 9 mil agentes federais, estaduais e municipais, entra em campo para garantir a tranquilidade na Copa no RS.

 

CPI da Petrobras: Suspeitas respingam sobre refinaria gaúcha.

————————————————————————————

Brasil Econômico

Manchete: “Reforma política só sai por pressão da sociedade”

O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, reconhece que há uma crise de representação, mas adverte que a reforma política não sairá por iniciativa do Congresso. Ao assumir o cargo em abril, ele precisou apagar o incêndio provocado por parte da base aliada na Câmara, insatisfeita com a falta de interlocução com o Planalto. Berzoini está confiante na reeleição de Dilma Rousseff, mas não na vitória imediata: “Eleição se decide no primeiro turno por acidente”.

 

Olhar de Alberto Ferreira

Parte do trabalho do premiado fotógrafo que flagrou grandes momentos do futebol brasileiro ficará exposta durante a Copa do Mundo no Palácio do Planalto, em Brasília.

 

Varejo: Fidelização no pequeno comércio

Beneficiadas pela queda dos custos de tecnologia, pequenas e médias empresas adotam programas de milhagem para conhecer melhor seus clientes e, com isso, alavancar as vendas.

 

Balanço naval: Conteúdo nacional vira polêmica em debate promovido pela Firjan.

 

Plano de negócios: Franquias espanholas chegam ao Brasil para conquistar setor de serviços.

 

Mobilidade: Com prazo até 2015, prefeituras deixam os planos para a última hora.

 

Comércio exterior: Com a terceira maior reserva de bauxita, Brasil passa de exportador a importador.

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Metroviários contrariam Justiça e mantêm greve

Tribunal julga paralisação abusiva, e Alckmin ameaça com demissão por justa causa.

Os funcionários do Metrô de São Paulo decidiram desrespeitar determinação da Justiça e continuar a greve nesta segunda-feira (9).

O Tribunal Regional do Trabalho julgou a paralisação abusiva e determinou o fim do ato, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

A Justiça também estabeleceu que o reajuste da categoria seja de 8,7%, o mesmo percentual proposto pelo Metrô, mas abaixo do reivindicado (12,2%). Esse reajuste contrariou os grevistas, que aprovaram em assembleia continuar a greve, iniciada na quinta-feira (5).

“Há a Copa, o maior evento esportivo do mundo. Estamos num momento único. Há também eleições”, disse o presidente do sindicato, Altino Prazeres. Segundo os grevistas, a multa não inibe a paralisação, pois há a possibilidade de recorrer à Justiça para adiá-la ou anulá-la.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) ameaçou demitir por justa causa funcionários que não voltem ao trabalho. Haverá um ato de apoio à greve na estação Ana Rosa, com a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e do Movimento Passe Livre.

 

Entrevista da 2ª: Fernando Abrucio

 

Recorde de indecisos mostra que 3ª via não se concretizou

O número recorde de eleitores sem candidato presidencial mostra que a terceira via —alternativa a PT e PSDB— não se viabilizou e que Eduardo Campos (PSB) ainda não encontrou um discurso, diz o cientista político Fernando Abrucio.

 

Aécio Neves: A chegada dos gêmeos parou o relógio da vida.

 

Abraço da paz

Observados pelo papa Francisco, Shimon Peres, presidente de Israel, e Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestina, cumprimentam-se em prece no Vaticano

 

Ida de jovens para o supletivo cresce e infla índices escolares

A ida de adolescentes para a Educação para Jovens e Adultos está crescendo. Matrículas de alunos de 15 a 17 anos nos anos finais do ensino fundamental da EJA subiram 6% de 2007 a 2013 — essa foi a única faixa etária que cresceu no período. A migração melhora índices escolares. Alunos na EJA não fazem avaliações externas nem entram em indicadores do ensino regular.

————————————————————————————

O Povo

Manchete: é ilegal, é perigoso. Por que insistimos?

As chances de um acidente no trânsito se multiplicam por três quando o celular é usado ao mesmo tempo em que dirigimos.

 

Cerimônia coletiva oficializa união de 30 casais gays

Cerimônia foi na Cidade da Criança. Com a união civil, cônjuges têm garantidos direitos a heranças e adoção.

——————————————————————————–

Por: Gustavo Vieira com informações (adaptadas e corrigidas) da Radiobrás