Putin é eleito pela quinta vez na Rússia com recorde de comparecimento
Putin é eleito pela quinta vez na Rússia com recorde de comparecimento
O presidente incumbente foi reeleito com (87,97%) e com comparecimento de (73,3%), recordes do período pós-soviético. Putin governa até 2030 em meio a escalada da Otan
Publicado pelo Portal Vermelho
Vladimir Vladimirovitch Putin, 71 anos, foi reeleito, neste domingo (17), por mais seis anos como presidente da Rússia pela quinta vez ao alcançar 87,97% dos votos válidos, segundo a boca de urna. O comparecimento às urnas foi de 73,3%, apesar da tentativa ucraniana de interferir no pleito com ataques por drones.
Putin está sendo reconduzido ao cargo pela quinta vez e governa o país em meio a uma visão estratégica de embate contra o Ocidente, que ele vê como traidor das promessas do fim da Guerra Fria desde a guerra da Geórgia.
Em guerra contra a Ucrânia há dois anos, a Rússia vem escalando sua reação contra a expansão da Otan na região, promovida pelos Estados Unidos e a União Europeia.
Com 75,92% dos votos apurados, Putin contabilizava 87,14% seguido por muito longe de outros três candidatos, Nikolay Kharitonov (4,21%), do Partido Comunista, Vladislav Davankov (4,07%), do novo Partido Popular, e Leonid Slutsky (3,16%), do nacionalista Partido Liberal Democrata. A porcentagem de votantes do vencedor, assim como o comparecimento às urnas foram os maiores já registrados desde o período após a queda da União Soviética.
A oposição alega que a votação é mera formalidade, com vencedor antecipado, e acusa a Justiça de autorizar apenas candidaturas amigáveis ao Kremlin.
Na última semana, Kiev intensificou os ataques com emprego de drones que atingem cidades e refinarias russas de forma simultânea. De lá para cá, os ataques atingiram ao menos 12 refinarias no território russo. Os alvos representam cerca de 12% da capacidade de processamento de petróleo do país, segundo informou a Bloomberg.
Putin chegou a acusar os ucranianos de sabotagem eleitoral e de aumentar “atividades terroristas” para influenciar o pleito. Na sexta (15), Putin afirmou que a Ucrânia está “atacando assentamentos pacíficos na Rússia para perturbar as eleições presidenciais”. De acordo com ele, “os ataques não ficarão impunes”.
O presidente russo agradeceu neste domingo aos russos que compareceram para votar, dizendo que o resultado da eleição presidencial permitiria que a sociedade russa se consolidasse e se tornasse mais forte.
“Quero agradecer antes de tudo aos cidadãos, somos todos uma única equipe, a todos os cidadãos da Rússia que foram às urnas e votaram”, disse.
Putin discursava em sua sede eleitoral na noite de domingo, depois que os primeiros resultados indicaram que ele será reeleito em uma votação recorde na era pós-União Soviética.