Moradores do bairro Pontal Norte cogitam fechar a BR-050 em protesto
Em ato de protesto os moradores do bairro Pontal Norte estudam interditar temporariamente a BR-050, no trevo de acesso ao bairro, pela falta de uma passarela no local. Até agora várias mortes foram registradas no cruzamento, e isso é uma preocupação que há vários anos causa medo e insegurança a quem reside no setor.
Além dos perigos ao atravessar a rodovia que tem grande fluxo de caminhões e veículos menores, não existe qualquer tipo de sinalização para auxiliar os pedestres e os motoristas na passagem pela via. O que se sabe até agora é que os cidadãos reivindicam a construção de uma travessa definitiva no ponto de acesso ao setor com a BR.
O alto índice de acidentes é o grande motivador para que os moradores realizem a manifestação de bloqueio da pista, assegurou Flávio Pereira Jorge, presidente do bairro Pontal Norte. Segundo ele, é certo que será usado esse tipo de mobilização naquela área, só não foi informado quando. “Ainda estamos estudando, mas isso é certo. O ideal mesmo seria a instalação de redutores de velocidade e sinalização prioritária para o pedestre, porque uma passarela suspensa não impediria que as pessoas morressem ali. Com toda certeza elas continuariam a atravessar a rodovia do jeito que vem fazendo”, explicou.
Flávio observou também que um elevado para pedestres também iria servir para dar ainda mais força ao tráfico de drogas no bairro, como visto nos grandes centros urbanos, e descartou essa alternativa como a melhor proposta.
Ele, que reside próximo a extensão de maior risco, disse ter presenciado aproximadamente 15 acidentes com mortes nos últimos 17 anos, “isso sem contar as colisões em que as pessoas ficaram com sequelas permanentes”, acrescentou.
Esse será o primeiro protesto dos moradores, inclusive da cidade, voltado a essa questão. A inciativa tende a ser pacifica e ordeira e sem maiores complicações.
Por: Gustavo Vieira