Ibram lança plataforma digital em memória à resistência democrática
Ibram lança plataforma digital em memória à resistência democrática
Site reúne conteúdo multimídia e antecedentes dos ataques de 8 de janeiro de 2023; plataforma integra projeto de criação do Museu da Democracia
Publicado pelo Portal Vermelho
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) anunciou nesta segunda-feira (8) o lançamento de um site dedicado a preservar a memória do atentado ocorrido em 8 de janeiro de 2023, quando a democracia brasileira enfrentou uma ameaça protagonizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) insatisfeitos com os resultados das eleições de 2022.
No fatídico dia, vândalos e golpistas invadiram e depredaram os prédios sede dos Três Poderes, reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade. O site, que faz parte do projeto de criação do Museu da Democracia, inicialmente apresenta uma exposição dedicada exclusivamente aos ataques, reunindo vídeos, áudios, textos e imagens que retratam as movimentações feitas naquele período.
Além de documentar o ataque orquestrado aos Três Poderes, o Repositório do Museu da Democracia conta com a colaboração de outros museus e pontos de memória, visando promover a representatividade e preservação da democracia. Ao acessar a página, internautas encontram:
- Notícias do dia 8: compilação de notícias do dia dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal veiculados por 5 jornais de grande alcance no país.
- Documentários: prévia do documentário “Domingo no Golpe” e o documentário “Em Processo” ambos também sobre os acontecimentos do dia 8.
- Iniciativas digitais: registros sobre democracia confeccionados por grupos e coletivos da sociedade civil brasileira.
- Museus e Pontos de Memória: registros que são fruto de uma campanha para estimular museus por todo país a produzirem vídeos e testemunhos respondendo o porquê eles também são museus da democracia.
O repositório digital faz parte do projeto de criação do Museu da Democracia, instituição física que o governo federal planeja erguer na capital do país. O museu receberá investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a destinação de R$ 40 milhões para sua construção, com previsão de início em 2025. Um concurso nacional será lançado em breve para a seleção do projeto arquitetônico ideal. A conclusão da obra está prevista para 2027, em terreno adjacente ao Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Durante a execução do espaço físico, o Museu da Democracia já abre espaço para a participação popular, permitindo que a democracia seja ativa na construção de sua própria memória, através de curadoria coletiva. Além de abrigar material sobre o combate ao movimento antidemocrático de 2023, o site continuará contando com a colaboração de outros museus e pontos de memória, reforçando seu papel na promoção da representatividade e preservação da democracia brasileira.
Acesse o link e conheça o Repositório do Museu da Democracia: https://democracia.museus.gov.br/
__
com informações do Governo Federal