Mais de 43 mil catalanos registraram participação no Dia do Desafio, realizado pela Prefeitura
Evento é competição internacional cujo objetivo é incentivar a pratica da atividade física
A Prefeitura de Catalão realizou nesta quarta-feira (28) mais uma edição do Dia do Desafio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com equipes do Sesi e da UFG. O evento, promovido no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), busca incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Catalão superou os números de participação de 2013: 43.312 pessoas registraram participação.
A Secretaria de Esportes levou ao auditório da Prefeitura um professor de Educação Física do Sesi, que desenvolveu ginástica laboral com os servidores. Para Nei Alves, um dos coordenadores do evento pela Secretaria Municipal de Esportes, “é muito bom poder trabalhar pelo bem estar do próximo. Fazer parte desse evento é mais que disputar o título de vencedor; o mais importante é incentivar as pessoas a se exercitarem, a cuidarem de si mesmas”.
O prefeito Jardel Sebba (PSDB) também esteve presente e manifestou preocupação com o exercício físico: “Todo cidadão deveria se exercitar. Pelo menos de cinco a seis vezes por semana, faço uma hora e meia de esteira, além da minha caminhada aos domingos na Represa do Clube do Povo”, recomenda. Quanto ao Dia do Desafio, o prefeito classifica a competição como “muito importante”, visto que “desperta nas pessoas o interesse em cuidar da saúde, e muitas delas levam esse aprendizado adiante”. Jardel Sebba, médico especializado em obstetrícia, conhece os caminhos para se ter uma vida saudável. Segundo ele, a prática de atividade física ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, que gera uma série de consequências ruins.
Criado no Canadá e organizado na América do Sul pelo Sesc São Paulo, a competição reúne diversas cidades, sendo vencedor o município que conseguir a maior porcentagem de participação da população. De acordo com o projeto, para a atividade física valer ponto na competição, as pessoas devem interrompam a rotina por pelo menos 15 minutos consecutivos e registrar a participação.Catalão está disputando com a cidade de San Pedro Soloma, da Guatemala. A previsão é que o resultado seja divulgado em uma semana. No ano passado, a competição internacional de incentivo à prática de atividade física mobilizou 40,31% da população. Catalão concorreu com Quixadá, no Ceará, que foi a vencedora da disputa com 72,86% de mobilização.
Atividades realizadas no Dia do Desafio em Catalão, através da parceria Sesi/Prefeitura de Catalão/UFG:
- 6h45: SAE: Caminhada em volta da empresa Clube do Povo
- 8h15 às 15h15: Unimed e terceira idade: Alongamento, caminhada ao redor da academia ar livre, alongamento da terceira idade e ginástica de solo.
- 8h30 às 14h30: CCPA: Aeróbica
- 8h30: Secretaria de Educação: Aula de Zumba
- 8h30 às 22h: SESI: Ginástica laboral em empresas, natação escolar, vôlei, hidroginástica, dança e musculação.
- 9h: Secretaria de Saúde: Ginástica Laboral
- 9h, 13h30 e 19h30: Senac: Caminhada na represa do Clube do Povo
- 9h: Secretaria de Meio Ambiente: Caminhada na Praça do Setor Ipanema
- 15h: Depósito Eletrosom: Ginástica laboral
- 16h: Prefeitura (auditório): Ginástica laboral
- 19h: Aspedec: Basquetebol dos cadeirantes na UFG
- 19h: Passeio ciclístico próximo à represa do Clube do Povo
- Aulões de alongamento, relaxamento, lutas e dança na Secretaria de Esportes e torneios de futebol nos campos da cidade.
- Ginástica Laboral no Escritório e na Usina do SEFAC.
- Atividades recreativas, alongamento, dança, caminhada e diversas brincadeiras nas Creches, CMEI e Escolas Municipais.
- Ginástica Laboral no SEBRAE E ACIC/CDL
Fonte: ASCOM / Prefeitura