Sem categoria

Atos por todo Brasil homenageiam a resistência negra. Veja a programação do 20/11

Spread the love

Atos por todo Brasil homenageiam a resistência negra. Veja a programação do 20/11

 

Diversas cidades brasileiras se unem em manifestações para celebrar a Semana da Consciência Negra e fortalecer a luta antirracista. Confira agenda.

 

Marcha da Consciência Negra realizada em São Paulo em 20 de novembro de 2019 | Foto: Elineudo Meira

A celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, reverbera por todo o Brasil, homenageando a memória de Zumbi dos Palmares, ícone na luta contra a escravidão. Em diversas localidades, desde políticos a eventos culturais e debates, uma semana é marcada por uma série de manifestações em prol da valorização da cultura negra e da contínua batalha contra o racismo.

Em São Paulo, a 20ª Marcha da Consciência Negra, organizada pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), entidades do Movimento Negro, CUT, MST, entre outras, inclui uma série de atividades nesta segunda (20), desde a concentração às 11h no Masp, até a saída em marcha em direção ao Theatro Municipal, com apresentações de artistas como Liah Jonnes, Redd AllFavela, Matriarcak e outros, além de discursos de líderes políticos e representantes de organizações.

Além disso, a Universidade Zumbi dos Palmares coordena mais de 500 atividades esportivas, culturais, de lazer e entretenimento, durante a “Virada da Consciência“, que presta homenagem à jornalista Gloria Maria e enfoca a conscientização antirracista. Confira agenda aqui.

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, destaca a importância de refletir sobre as conquistas e planejar o futuro. “Nós precisamos fazer uma reflexão do que nós fizemos até aqui, do que produzimos de entrega para a sociedade brasileira, e construir os próximos passos para o futuro. É um momento de reflexão, mas também de celebração e comemorar as conquistas, que são importantes, valiosas e que nos permitiram chegar até aqui”, disse.

Já o MST promove, no domingo (19), o Festival “Viva Zumbi e Viva Dandara”, no Galpão Cultural, localizado na Alameda Eduardo Prado, nº 474, Campos Elíseos, região central de São Paulo. A atividade une um conjunto de organizações do Movimento Negro Brasileiro com o objetivo de realizar ações formativas, artísticas e culturais em preparação para a Marcha da Consciência Negra, desta segunda-feira (20).

Neste ano, pela primeira vez, o ato marcará a estreia do feriado estadual na cidade. O projeto, proposto pelo deputado Teonilio Barba (PT), foi aprovado pela Alesp no dia 8 de agosto e sancionado pelo Governo Estadual no dia 13 de setembro deste ano.

Além de São Paulo, confira outras localidades brasileiras estão engajadas na semana da Consciência Negra. Veja abaixo:

São Paulo – 20ª Marcha da Consciência Negra

  • Local: Vão Livre do MASP
  • Horário: Concentração às 12h
  • Programação:
    • Abertura com autoridades de matriz africana às 13h
    • Apresentações de blocos como Bloco Afro é Di Santo e Bloco Baque atitude
    • Discursos inaugurais às 14h30
    • Participação do Ilú Obá de Min às 15h
    • Marcha em direção ao Theatro Municipal às 16h

Artistas Confirmados: Liah Jonnes, Redd AllFavela, Matriarcak, King Abraba, Eve, Zumbi RZ, Kaya, Sang Bonn, Malokeko, Cleyton Mendes, Roberta Estrela D’Alva, Teddy Tee o Biluzão, Bizica Preto B, Mc Pantera Negra.

 

Outros atos pelo Estado de São Paulo:

  • Campinas: 20/11 – 10h na Estação Cultura, Praça Floriano Peixoto
  • Paranapanema: 20/11 – 9h na “Garagem”, Rua Joaquim Vieira de Medeiros
  • Mauá: 20/11 – 10h na Praça do Relógio
  • Guarulhos: 20/11 – 9h no Marco da Consciência Negra
  • Araraquara: 20/11 – 10h na Praça do Japão – Marcha Unificada será composta pela 17ª Marcha da Consciência Negra, a Marcha do Dia Internacional da Memória Trans e a Marcha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.

Baixada Santista

  • Itanhaém: 20/11 – 14h na Praça 22 de Abril, Centro, acontece a 7ª Marcha Metropolitana da Consciência Negra da Baixada Santista
  • Santos: 18/11 e 19/11 – 13h no Valongo (Em frente ao Museu Pelé) acontece o II Festival Afro e Empreendedorismo, com feira, desfile de moda, palestra sobre marketing digital, homenagem aos ancestrais e show e 20/11 – 11h na Praça Palmares acontece o Dia da Consciência Negra: Homenagem Oficial a Zumbi dos Palmares

Bahia – Salvador (Novembro Negro):

  • 20/11: 7h a Unegro promove a 15ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé. Diversos eventos durante o mês, com destaque para o Dia Nacional da Consciência Negra, com várias ações programadas.

Brasília:

  • 19/11: 13h na feira permanente do Gama, em frente ao Amazon Ervas.

Sergipe – Aracaju:

  • 18/11: 15h na Catedral Metropolitana de Aracaju, no centro, acontece a Marcha da Consciência Negra contra o genocídio da população negra em Sergipe
  • 20 e 21/11: 19h, seminário “O direito como instrumento de transformação social para uma consciência negra”, na FANESE. Na terça-feira (21) a Unegro fará uma participação na tribuna popular com fala especial.

Minas Gerais-Belo Horizonte:

  • 20/11: 17h na Praça Sete, Centro de BH, manifestação pelo fim da violência policial no Brasil, massacre de Israel na Palestina e intervenção da ONU no Haiti.

Mato Grosso-Cuiabá:

  • 20/11: 8h, acontece a “Caminhada Consciência Negra”, concentração na Praça 8 de Abril, região central da cidade

Rio Grande do Sul – Porto Alegre

  • 20/11: 17h na Esquina Democrática, a Marcha Independente Zumbi e Dandara irá às ruas do centro de Porto Alegre nesta segunda-feira (20) para denunciar a discriminação racial e a marginalização da população negra.

Paraíba – João Pessoa

  • 20/11: 19h no Ponto de Cem Réis, no centro da Capital, a 13ª edição do Auto dos Orixás promove o espetáculo ‘O Sagrado nas Relações Humanas’

Este período de celebração e reflexão é marcado por manifestações políticas, eventos culturais e debates em todo o país, reafirmando a importância da conscientização antirracista, da valorização e do respeito à cultura negra, além de estimular o diálogo sobre os passos futuros na luta pela igualdade e justiça social.

AUTOR