Festival gratuito do MST em Natal terá Nação Zumbi, Odair José, Karina Buhr
Festival gratuito do MST em Natal terá Nação Zumbi, Odair José, Karina Buhr
Reunindo mais de 20 atrações, Natal-RN, sedia encontro da arte, cultura, política e Reforma Agrária na última semana de novembro
Publicado pelo Portal Vermelho
A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, está se preparando para receber, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, o “Festival do MST por Terra, Arte e Pão” um evento repleto de atrações culturais gratuitas. O festival faz parte da primeira edição da Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma iniciativa do Governo do Estado do RN realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN).
Entre as atrações confirmadas estão as apresentações de Cátia de França, Nação Zumbi, Karina Burh, Academia da Berlinda, Juliana Linhares e Odair José.
O evento é uma das atividades que marca o 40º aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que será comemorado em janeiro de 2024. Além de promover a cultura nordestina, o festival busca fortalecer o debate sobre a necessidade de uma reforma agrária popular e a produção de alimentos saudáveis.
Para os organizadores, o festival não é apenas um espaço de entretenimento, mas uma oportunidade para fomentar a discussão sobre a necessidade urgente de uma reforma agrária popular e a produção de alimentos saudáveis.
Para Taisa Costa, militante do MST e uma das organizadoras do evento, o Festival tem potencial de se transformar em grandes atos políticos em prol do movimento desde os estados, espaços de articulação política em defesa do MST, e de pautar a Reforma Agrária Popular. “Temos mais uma vez em nossa história o desafio de dialogar com o conjunto da sociedade, de disputar a narrativa hegemonizada pela grande mídia e pelo agronegócio em nosso país”, afirma Taísa.
Já Matheus Mendes, do Coletivo de Cultura do MST, afirma que realização do evento na cidade de Natal, tem importante simbologia para o conjunto do Movimento Sem Terra. “O MST se opõe ao avanço do uso de agrotóxicos, com uma produção diversificada e saudável em seus 40 anos de experiência na luta contra o agronegócio. Nossa programação dialoga com isso a partir das feiras com produtos da agricultura familiar camponesa, exposições, comidas regionais, espaços formativos e shows com grandes artistas locais e de renome nacional”, explica.
O evento já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maceió (AL) e, nos próximos meses, terá novas edições em João Pessoa (PB), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belém (PA).
O espaço da feira estará aberto das 8 às 22 horas e as atrações do Festival do MST ocorrerão a partir das 15 horas, no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova. Confira a programação cultural abaixo.
Quinta-feira (30 de novembro)
– Asé Delas
– Fuxico de Feira convida Cínthia
– Zé Hilton
– Jarbas Acordeon
– Projeto Mulheres da Terra (Tiquinha Rodrigues, Isaar e Luana Flores)
– Cátia de França
– Juliana Linhares
Sexta-feira (1º de dezembro)
– Trio Trancelim
– Val Santos e Zé Pinto – MST
– Messias Paraguai
– Cida Lobo
– Academia da Berlinda
– Nação Zumbi
– Dj Samir
Sábado (2 de dezembro)
– Sulla
– Forró do Severo
– SouRebel
– Aiyra convida Fúria Negra
– Odair José
– Santana, o cantador
– Karina Buhr
__
com informações do MST