Falhas no Ministério do Trabalho são sentidas também em Catalão
Uma falha no sistema do Ministério do Trabalho atrapalhou os trabalhadores que tentaram dar entrada no seguro-desemprego esta semana. Brasileiros de várias partes do país reclamam das falhas e dos gastos causados pelo problema.
Várias pessoas sentiram esse problema ao buscarem atendimento no Poupa Prazo, da secretaria municipal de Trabalho e Renda, órgão que também gerencia o SINE – Sistema Nacional de Empregos – e o SIME – Sistema Municipal de Empregos – em Catalão. A falha que prejudica milhares de cidadãos tem origem no sistema do Portal Mais Emprego, do governo federal, que apresenta oscilação ou inatividade na entrada ou retirada do seguro-desemprego.
O diretor do SINE e SIME de Catalão, Lucas Emanuel Ribeiro, disse que a queda do sistema é um problema de âmbito nacional, e afirmou ter origem no Portal Mais Emprego. Sendo assim, todas as agências de emprego do país estão passando por essa situação. “Nós, infelizmente, não temos autonomia para solucionar o problema, uma vez que a detentora da manutenção do sistema é a empresa Dataprev, a operadora de todos os serviços que oferecemos à população”, explicou Ribeiro.
Ainda de acordo com ele esse problema vem dificultando as atividades do órgão há cerca de duas semanas. “As pessoas estão reclamando e isso é pior quando observado que atendemos também toda a região, com isso, os moradores das cidades vizinhas correm o risco de perder tempo e viagem vindo a Catalão para resolver isso”, acrescentou.
Ribeiro afirmou também que não é só o setor de atendimento do seguro-desemprego que é paralisado com essa falha, mas todo o serviço que fica deficiente ou inoperante sem o sistema. Um ofício enviado pelo operador ao Poupa Prazo assegura que a partir do dia 2 de junho tudo será normalizado, com a adequação da plataforma de serviços da Dataprev.
Por: Gustavo Vieira/ Foto: ilustrativa