Funcionários da Corpus em greve estudam fazer protesto frente a Prefeitura
Parte dos funcionários que trabalham na coleta de lixo em Catalão estão em greve desde a última terça-feira (10). Os trabalhadores querem especialmente a saída da Corpus Saneamento e Obras Ltda. que mais uma vez entra em processo licitatório para continuar exercendo as funções de recolhimento do lixo e varrição de ruas na cidade.
Enquanto a população espera por esses serviços de fundamental importância os funcionários aguardam uma posição da empresa que sempre se manteve inflexível na compreensão dos direitos e interesses de seus funcionários. A coleta de lixo segue paralisada na cidade, sem previsão de retorno.
A notícia de maus tratos sofridos pelos trabalhadores da empresa já não é novidade nem mesmo para a população que em hipótese alguma deveria pagar pelo “pato”, e os sindicatos que apoiam a categoria tentam negociar com a Corpus para que as atividades retornem o mais rápido possível, já que a coleta é um serviço público essencial.
A Prefeitura parece não acompanhar o desdobramento da situação e mesmo a população tendo sido prejudicada outras vezes, a empresa nunca foi sujeita às punições previstas em situações como essa.
E o resultado disso são os montes de sacos de lixo se acumulando nas ruas de Catalão, impedindo inclusive em alguns casos a circulação de pedestres.
Diante disso o que preocupa é a quantidade de lixo que pode acumular com o possível prolongamento dessa greve. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em dez anos, de 2003 a 2012, a geração de lixo por pessoa aumentou de 955g por dia para 1,223 kg em média.
De acordo com estudos realizados em 2012 pela gestão anterior a produção de lixo do catalano está e muito acima dessa proporção, podendo chegar ao dobro da média geral do país.
Para preocupar ainda mais o cidadão uma fonte segura ligada à empresa garante que a coleta não será reestabelecida pelos próximos três dias e os funcionários estão estudando realização de protesto em frente à Prefeitura ainda hoje, algo que não fizeram nesse ano meio a tantas paralisações.
O Blog do Mamede acompanha o caso e dentre de instante traremos com mais notícias a cerca do assunto.
Por: Gustavo Vieira