Sem categoria

UEG homenageia, com título Honoris Causa, líderes do pensamento geográfico em Goiás

Spread the love

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) reuniu seu Conselho Universitário (CsU), na tarde do dia 22 de maio, para realizar suas devidas deliberações em sessão plenária no prédio da Administração Central, em Anápolis. Na noite do mesmo dia, os integrantes do Conselho se uniram aos participantes do XIII Encontro Regional de Geografia (Eregeo) em sessão solene para concessão dos títulos de doutor Honoris Causa aos professores Horieste Gomes e João Alves de Castro. A solenidade abriu as atividades do Eregeo no auditório da UEG Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (UnUCSEH).

Diante de um auditório com poucas cadeiras vazias, a mesa diretiva da solenidade foi composta pelo reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, pela pró-reitora de graduação da UEG, professora Maria Olinda Barreto, pelo diretor da UnUCSEH, professor Marcelo Moreira, pelo reitor em exercício da Universidade Federal de Goiás, professor Manoel Rodrigues Chaves, e pelos dois homenageados.

Homens construtores, trajetórias de liderança

Após a outorga da titulação aos professores, colegas de trabalho – admiradores das contribuições que ambos realizaram não só para a geografia, mas para a sociedade –  subiram ao palco para saudar os homenageados. O professor doutor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eguimar Felício Chaveiro, tomou a palavra para se dirigir ao professor Horieste Gomes, relembrando sua vida de militância, tanto pela renovação da Geografia quanto da política. Eguimar Felício ressaltou a importância de Horieste na consolidação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). “O professor Horieste também foi elemento fundador do curso de Geografia da UFG, um homem que representa a Geografia não só em Goiás, mas no Brasil. Agradeço a UEG pela sensibilidade de se colocar disposta a homenagear a militância geográfica a partir do legado constituído pelo professor”, declarou Eguimar.

O professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Douglas Santos, proferiu discurso aos dois homenageados, ressaltando que não poderia falar de um se desvencilhando da trajetória do outro. “Homenageamos, aqui, líderes por uma sociedade melhor. Líderes por aquilo que dizem e por aquilo que fazem. Não homenageamos só a figura dos homens, mas a trajetória de construção de projetos de vida de pessoas que fizeram a diferença”, relatou o professor da PUC-SP.

João Alves de Castro também foi um dos fundadores da AGB e em conversa com o repórter da UEG, antes da solenidade, ele afirmou estar realizado com a homenagem concedida. “O professor Horieste foi meu mestre e, depois, trabalhamos juntos. Construímos muito um ao lado do outro. Eu tenho um vínculo com a UEG, já dei cursos e palestras aqui, o que torna essa noite ainda mais especial”, declarou o homenageado.

O professor Horieste tomou a palavra para agradecer a homenagem em nome dos dois professores doutores Honoris Causa titulados na solenidade. “Todo o trabalho que fizemos – para transformar o saber geográfico e o saber político – foi para construirmos uma sociedade com menos indivíduos e mais cidadãos”, afirmou Horieste Gomes, acrescentando que os dois foram, também, precursores na realização do evento que ali começava, o Eregeo.

Fonte: UEG