Presidente Dilma Rousseff, inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis
“A notícia de que a ferrovia deve entrar em operação em breve chega num momento extraordinário, tanto para a cidade de Anápolis, quanto para o estado de Goiás o que confirma o momento de expansão e mudança pelo qual passa o nosso município”, declarou o deputado federal Rubens Otoni minutos antes de embarcar na comitiva da presidenta Dilma Rousseff rumo a Anápolis. A solenidade oficial de entrega do trecho de 855 quilômetros da ferrovia que liga as cidades de Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), e foi realizada no pátio de manobras da estação aduaneira Porto-Seco Centro-Oeste, nesta quinta-feira, 22. Além da presença de Dilma Rousseff, também participaram do evento o prefeito de Anápolis João Gomes, a primeira-dama do município, Lucimar dos Santos Gomes, o ministro dos Transportes, César Borges, o governador Marconi Perillo, os deputados federais, Rubens Otoni, Magda Mofatto e Beto Mansur, os deputados estaduais Luiz César Bueno, Karlos Cabral e Mauro Rubem, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Luiz Lacerda, o diretor-presidente da Valec, José Lúcio Machado, o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Clodoveu Reis, o superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares, entre outras autoridades.
Com propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a inauguração do trecho marca a nova conjuntura em que está inserido o transporte ferroviário de carga no Brasil. A Norte-Sul passará a ser ferrovia estruturadora do Sistema Ferroviário Nacional, ao proporcionar acesso de produtores a vários portos e corredores de exportação. Também irá estimular a competitividade intramodal, não só entre os portos, mas também entre os operadores logísticos que realizarão o transporte da carga. “Essa obra é importantíssima para nós, é um novo ponto de escoamento, sobretudo para as exportações de minérios e grãos. A Norte-Sul é mais um marco no nosso desenvolvimento”, ressaltou Otoni. Em seu discurso, o prefeito João Gomes, destacou que a ferrovia representa o resgate de um compromisso com o desenvolvimento do Brasil, geração de empregos em larga escala e diminuição do impacto ambiental, gerado no transporte de mercadorias e insumos, “essas questões foram antagônicas por anos e esse é um momento de desenvolvimento para o Brasil e para o estado de Goiás, esse é um novo ciclo econômico”.
“Nós herdamos a vontade de fazer uma coluna vertebral ferroviária, mesmo com o atraso inexplicável em sua construção, a ferrovia vai mudar a história do Brasil”, afirmou a presidenta, que fez questão de visitar o túnel de acesso ao DAIA e afirmou a importância logística da obra “ela transforma Goiás em um polo logístico e coloca o litoral integrado ao centro do país. Aqui se pode conectar todo o Brasil com o sistema ferroviário”. Segundo a petista, “essa ferrovia é o sonho que tínhamos e agora podemos dizer: está plenamente realizado e comprovado que se fomos capazes de fazer o trecho original, concluiremos o trecho que nós mesmos projetamos. O Brasil tem todas as condições de investir em infraestrutura”, ressaltou.
Ao fazer um balanço dos investimentos federais, Rubens Otoni, aponta Goiás como um dos estados mais beneficiados com recursos para a infraestrutura. “Nessa área, tanto no governo do presidente Lula quanto agora no governo da presidenta Dilma, ao total de 12 anos, Goiás está entre os quatro estados que receberam mais recursos para infraestutura”.
Entre os benefícios do empreendimento estão a significativa redução do custo do transporte de carga, do consumo de combustível e do índice de acidentes nas estradas, já que grande parte da carga escoada atualmente pelas rodovias poderá ser transportada pela Ferrovia Norte-Sul. A expectativa inicial é a de que um volume de 4 mil toneladas de minério de ferro circule pelo trecho entre Anápolis e Porto Nacional tendo como destino o porto de Itaqui, na região de São Luís (MA). O trecho de Palmas a Anápolis se interliga com o segmento de Palmas a Açailândia (MA) da Norte-Sul, com 719 km, que está em operação desde 2007. No total, são 1.574km de linha férrea desde Maranhão até Goiás.
Assessoria de Comunicação: Bárbara Romualdo
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