Sem categoria

Economia do Brasil fica atrás de 96 países durante pandemia

Spread the love

Economia do Brasil fica atrás de 96 países durante pandemia

 

Dados do Fundo Monetário Internacional revelam que de 2020 a 2022 o Brasil teve crescimento abaixo de países emergentes e desenvolvidas. Governo Bolsonaro rifou a saúde com desculpa de salvar economia.

 

(Foto: Reprodução)

O acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi menor do que 96 países durante a pandemia, segundo o Fundo Monetário Internacional. No período de 2020 a 2022, o país contou 694 mil mortos em decorrência da Covid

O governo Bolsonaro flexibilizou regras sanitárias em detrimento da economia, mas o PIB brasileiro cresceu apenas 4,5% nos quase três anos. Segundo os dados do FMI, na América do Sul, o Brasil ficou atrás da Argentina (4,6%), Chile (7,4%) e Colômbia (10,7%).

Em março de 2020, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarava pandemia do novo Coronavírus, o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a economia não podia parar. De lá até 31 de dezembro de 2022 o governo brasileiro agiu como executor de uma política de propagação do vírus.

Em 2022, último ano do seu mandato, Bolsonaro executou a política econômica de acordo com seus interesses eleitorais. Para adquirir apoio dos congressistas, turbinou o orçamento secreto em R$53,9 bilhões e em maio o governo federal revogou os decretos de enfrentamento à pandemia.

Durante o período eleitoral, o ex-presidente chegou a falar que a economia estava “bombando”. No seu mandato, no entanto, cerca de 30 milhões brasileiros passaram fome e mais de 100 milhões de viveram sob insegurança alimentar.

Países emergentes como Turquia (19,8%), China (14,2%) e Índia (9,7%) ficaram à frente do Brasil nos dados coletados pelo FMI. Outras economias como Israel (13,5%), Austrália (7,1%), Coreia do Sul (6,1%) e Estados Unidos (5,1%), que normalmente apresentam taxas de crescimento mais lentas também se saíram melhor.

 

AUTOR