É falso que agentes do Censo 2022 estão fiscalizando quem recebe Bolsa Família
É falso que agentes do Censo 2022 estão fiscalizando quem recebe Bolsa Família
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
São inverídicas as afirmações que circulam nas redes sociais de que os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estariam fiscalizando os domicílios com objetivo de retirar famílias da lista de beneficiários do Bolsa Família. O IBGE restabeleceu a verdade em uma sequência de comunicados, incluindo também outras desinformações sobre o Censo que reverberaram nas redes.
Antes de mais nada é preciso ressaltar que o cadastro do Bolsa Família não é feito pelo IBGE, mas sim nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de atendimento do Cadastro Único. A gestão do programa fica a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O Censo, assim como outras pesquisas do IBGE, tem dados individuais sob sigilo, e as informações são divulgadas apenas para fins estatísticos e por força da Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968.
Portanto, esta é mais uma fake news danosa à população, que pode ter influenciado brasileiros a deixarem de responder ao Censo com receio de perder o direito ao benefício.
Vale ressaltar que responder ao Censo é muito importante para que seja possível construir um retrato fiel do Brasil e dos brasileiros e, assim, melhor planejar as políticas públicas para toda a nação.