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O mercado contra Lula: dados da nova “ascensão dos idiotas”

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O mercado contra Lula: dados da nova “ascensão dos idiotas”

 

Pesquisa Quaest só confirma o que previu Nelson Rodrigues: “Quem não percebeu a invasão dos idiotas não entenderá, jamais, o Brasil dos nossos dias”

 

Ilustração: Roberto Riolo

Na década de 1960, Nelson Rodrigues (1912-1980) dedicou algumas de suas crônicas no jornal O Globo para falar da “ascensão dos idiotas”. Segundo o autor de O Óbvio Ululante  – que reuniu parte desses textos –, “o idiota é a grande e obsessiva figura do século XX”.

“Claro que os idiotas são de todos os tempos. Sempre existiram. Mas, no vasto passado humano, o idiota como tal se comportava”, escreveu Rodrigues na crônica Os Idiotas sem Modéstia. “E, de repente, tudo muda. Os idiotas perderam a modéstia, a humildade de vários milênios. Eles estão por toda parte. São os que mais berram (…). Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhore que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos.”

Um gênio pode ter, sim, lances de idiotice, assim como há idiotas com um ou outro talento específico. Em 1887, o médico britânico John Langdon Down os classificou como idiot savant (idiotas sábios). Eram pessoas que, a despeito do QI baixíssimo, eram verdadeiros prodígios em habilidades como a resolução do cubo mágico.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo me disse, certa vez, que a economia brasileira estava dominada por idiots savants. Isso foi em 2008, antes da eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República. “Sabe o que é um idiot savant? É um cara que tem esquemas na cabeça”, explicou Belluzzo. “O Roberto Campos não tinha – ele fez uma tese sobre ciclos econômicos e tinha uma noção muito clara do capitalismo. O Mário Henrique Simonsen, não. Ele tinha esses esquemas ruins de macroeconomia – coisa que não funciona”.

Nelson Rodrigues não viveu o suficiente para ver a financeirização do capitalismo atingir uma escala global e profunda, que provocou essa nova “ascensão dos idiotas”. É a turma que, em nome da banca, ignora ameaças à democracia, o aumento da desigualdade ou o avanço da fome, porque, em seus esquemas, a única coisa que importa é a aplicação da cartilha ultraliberal na economia.  Eis o esquema na cabeça!

Esses idiots savants do século 21 entraram no radar da Quaest, que os entrevistou de 10 a 13 de março para uma pesquisa contratada pela Genial Investimentos. O levantamento, batizado de “O que pensa o mercado financeiro”, ouviu 82 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão, que atuam em fundos de investimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O resultado da sondagem surpreende menos pelas respostas em si – mas, como diria Caetano, “pelo fato de poder ter sempre estado oculto, quando terá sido o óbvio”. É improvável que haja um segmento menos previsível e mais homogêneo em todo o País. Alguns dados:

– 98% dizem que a política econômica está indo na direção errada sob o governo Lula;

– 94% acham que, nos próximos 12 meses, a economia ou vai piorar e ou vai ficar do mesmo jeito;

– 90% avaliam como negativa a relação do governo Lula com a diretoria do Banco Central;

– 92% afirmam que essa relação vai piorar ou ficar igual nos próximos seis meses;

– 95% concordam com a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%;

– 90% declaram que a política fiscal do governo não vai gerar a sustentabilidade da dívida pública;

– 90% reprovam o governo Lula;

– 94% dizem confiar pouco ou nada em Lula como líder político.

Não era preciso investir numa pesquisa desse porte para detectar que o mercado está contra Lula – e, no limite, contra o Brasil. Para além de definições como “bons” ou “maus”, idiots savants encarnam um tipo de gente amoral, alheia à realidade, absolutamente insensível à destruição do País nos últimos anos. Com um pensamento tão unilateral quanto óbvio, destacam-se, no entanto, como executivos do rentismo.

Nelson Rodrigues talvez esteja errado. A vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022, na contramão do mercado, mostra que a emergência dos idiotas tem limites. Ainda assim, a pesquisa Quaest só confirma o que previu o dramaturgo: “Quem não percebeu a invasão dos idiotas não entenderá, jamais, o Brasil dos nossos dias”. E pior: “Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores”. A grande mídia, porta-voz cada vez menos enrustida do mercado, que o diga.

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