Professoras da rede municipal de educação denunciam: creches do município estão funcionando sem monitoras
Gente boa do Blog, professoras da rede municipal de educação denunciam: creches do município estão funcionando sem monitoras!
Uma cidade com 50 milhões de arrecadação mensal, que dá 2 milhões para um time de futebol particular, gasta mais de 8 milhões de reais com reformas de praças, entre outros absurdos, não contrata monitoras para as creches. Na pratica significa que uma mesma professora tem que dar banho, trocar frauda, cuidar sozinha de mais de 10,15 ou 20 crianças, já imaginou se enquanto está dando banho em uma, outra cai do berço?
Veja os relatos:
“Mamede, as creches em Catalão estão funcionando sem monitoras, um mês de recesso e não resolveram nada.”
“Também sou professora, e uma colega de profissão acabou de me informar que nessa semana as creches da prefeitura funcionaram sem monitoras a semana toda. Inadmissível!!!
Apesar de não ser atingida diretamente por esta irresponsabilidade, me solidarizo com as minhas colegas de profissão que trabalharam sobrecarregadas nessa semana, uma vez que as responsabilidades diárias são inúmeras: receber e entregar as crianças, dar banho, almoço/refeições, colocar para dormir…
Além da exaustão do professor, a falta de monitoras é um risco à integridade física dessas crianças. É muita irresponsabilidade e falta de planejamento da administração pública municipal.
Ante o exposto, gostaria de pedir a sua ajuda para informar à população (certamente muitos pais não estão sabendo da realidade) e buscar uma resposta para esse problema.
É gravíssimo! Essas crianças e esses professores merecem respeito!
Obrigada!!!”
“Mamede, enquanto professora que atua em um CMEI da rede municipal gostaria de comentar a postagem que você fez relatando sobre a ausência de monitoras. É verdade. E isso é uma realidade que quem entende o mínimo do atendimento educacional ofertado à crianças pequenas sabe que é inadmissível. É humanamente impossível uma professora ficar sem o apoio de uma ajudante para conseguir atender a rotina de cuidados e educação que precisamos dar conta. É perigoso, é desumano, é um absurdo. Se não tem monitoras o correto é esperar que se tenha para iniciar o atendimento. Será que os pais estão sabendo? É direito das crianças frequentarem a creche, mas esta tem que estar minimamente preparada para recebê-las. Repito é humanamente impossível para uma professora ficar com várias crianças em sala sem ajuda de uma monitora. Já se perguntaram como dar banho? Enquanto dá banho em uma quem olha as outras? Crianças que usam fraldas ainda, crianças que não se alimentam sem ajuda, crianças que choram muito nessa fase chamada de adaptação à rotina, crianças que precisam e merecem um bom atendimento que, não por nossa culpa, fica comprometido.
A ausência dessas monitoras no início do ano letivo é uma falha muito grande. Um verdadeiro risco. Será que os pais vão compreender se vier acontecer algo? Será culpa da professora? Mas posso garantir, mesmo quase impossível nós professores estamos fazendo o melhor e o possível para atender bem nossas crianças. Mas que é uma falha gravíssima isso é. E ninguém pode negar.”
Foto: Ilustrativa/redes sociais