Mobilização se volta a salvar vida de soldado do Corpo de Bombeiros de Goiás
Os Bombeiros Militares do Estado de Goiás (CBMGO), junto da população que tem se manifestado positivamente de todas as maneiras, se mobilizam para salvar a vida de Suzeli Ferreira de Oliveira, de 29 anos, soldado do CBMGO em Jataí.
A servidora possui um tipo de câncer gravíssimo no sangue, a leucemia linfoide aguda (ou LLA), também conhecida como leucemia linfoblástica aguda, que ataca as células brancas (leucócitos) do sangue caracterizadas pela produção maligna de linfócitos imaturos (linfoblastos) na medula óssea.
A LLA pode atingir tanto adultos como crianças. É o câncer infantil mais frequente, 1 apresentando um pico de incidência entre os 2 e 5 anos de idade.2 A incidência volta a aumentar após os 60 anos. Trata-se de uma doença rapidamente progressiva, que necessita de urgência no tratamento.
A doença foi descoberta em 2013 e a corporação organiza uma campanha para encontrar possíveis doadores em várias cidades do Estado e fora dele. Nesse caso, o transplante de medula óssea é a única alternativa para a cura, mas a grande dificuldade é que a possibilidade de encontrar doador compatível e de uma para cada grupo de um milhão de pessoas. O CBMGO informa que Suzeli não tem na família doadores compatíveis e que a moça está recebendo atualmente tratamento quimioterápico bastante agressivo.
O 10º Batalhão do Bombeiro Militar e o 18º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com o Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat), promove na próxima segunda-feira, 12/05, na sede do comando de polícia da cidade (na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1.320, na Vila Chaud), o cadastramento dos interessados em colaborar com a causa. A concentração deve começar a partir das 7h.
A mesma ação foi realizada em várias cidades e para ser doador é preciso ter entre 18 e 54 anos. Um formulário deve ser preenchido com os dados pessoais do interessado nos hemocentros municipais ou locais pré-programados.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução