Sem categoria

Flávio Dino determina notificação de postos que aumentaram preços

Spread the love

Flávio Dino determina notificação de postos que aumentaram preços

 

Mesmo com Medida Provisória assinada por Lula para desoneração, donos de postos de gasolina subiram os valores na virada do ano; Ministro da Justiça determinou averiguação.

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), determinou que o secretário Nacional do Consumidor, o ex-deputado Federal Wadih Damous (PT), notifique os postos de gasolina que aumentaram os preços dos combustíveis na virada do ano.

O aumento sem justificativa chamou a atenção uma vez que o presidente Lula (PT), em um dos seus primeiros atos, assinou uma Medida Provisória para prorrogar a desoneração de PIS/Cofins para a gasolina, etanol, querosene de avião e gás natural veicular até 28 de fevereiro e de diesel, biodiesel e GLP (gás de cozinha) até o final do ano. Com isso, os preços não deveriam subir sem alguma outra justificativa, pois não houve fator novo que indicasse um aumento necessário.

Leia também: Lula prorroga desoneração para combustíveis

Pelo Twitter, Damous disse ser: “Inaceitável e inexplicável a alta da gasolina, pois não houve aumento no preço internacional do barril de petróleo e a isenção de tributos federais sobre os combustíveis foi renovada. Como Secretário Nacional do Consumidor já mandei notificar esses postos. Parece coisa orquestrada”.

A suspeita é de que donos de postos apoiadores de Bolsonaro (PL), que se encontra na Flórida (EUA), possam ter combinado o feito em uma tentativa de atingir o novo governo. Porém a medida se mostrou frustrada e tem aspecto negativo na sociedade pois lesa os consumidores. Além disso, se for comprovado que foi algo combinado, a ação pode se voltar contra os empresários a partir da apuração do ministério da Justiça.