TSE mantém ação contra Bolsonaro por atacar urnas para embaixadores
TSE mantém ação contra Bolsonaro por atacar urnas para embaixadores
Plenário do Tribunal referendou decisão de ministro em manter na Corte a ação e deverá ouvir ministros; em julho, Bolsonaro reuniu embaixadores no Planalto e atacou o sistema eleitoral.
Publicado pelo Portal Vermelho
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na terça-feira (13), a decisão do ministro Benedito Gonçalves sobre a competência da Corte para analisar acusação contra Bolsonaro (PL) quanto à reunião com embaixadores, em que proferiu mentiras sobre o processo eleitoral.
A ação é movida pelo PDT sobre a reunião que ocorreu em julho no Palácio do Planalto. Os advogados de Bolsonaro tentaram impedir que o TSE julgasse o caso sob alegação que o ato não estava relacionado à campanha eleitoral.
No entanto, como observou Gonçalves, a reunião teve desvio de finalidade ao atacar o sistema eleitoral. Na ocasião, Bolsonaro já criava situações para justificar uma eventual derrota nas urnas para Lula (PT), como veio a se concretizar.
Os embaixadores presentes na reunião saíram da Alvorada abalados e com o temor de que o presidente estaria preparando as bases para uma tentativa de golpe.
Com a decisão do plenário, depoimentos serão colhidos. Entre eles o de três ministros: Ciro Nogueira, da Casa Civil; Carlos Alberto França, das Relações Exteriores; e de Flávio Augusto Viana Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos.