Confira o que já está confirmado para a posse de Lula em Brasília
Confira o que já está confirmado para a posse de Lula em Brasília
A festa da posse de Lula ocorrerá na tarde do dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília e, até o momento, 30 artistas confirmaram presença. São esperadas cerca de 300 mil pessoas para as apresentações artísticas na Esplanada dos Ministérios.
Publicado pelo Portal Vermelho
Para esse dia tão esperado, em que Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse pela terceira vez como Presidente da República, são estimadas pela organização do evento, a participação de 300 mil pessoas. O Festival do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse acontecerá após a cerimônia oficial no dia 1º de janeiro de 2023, a partir das 18h30, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A entrada é gratuita.
Entre os novos nomes confirmados, nesta semana, estão: Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Paulo Miklos, Jards Macalé, Kaê Guajajara, Thalma de Freitas, Juliano Madeirada e a banda Francisco, el Hombre. Também já haviam confirmados os shows de Kleber Lucas, Leonardo Gonçalves, Margareth Menezes e Paulinho da Viola que se unem a um time de artistas. A apresentação do festival será de Titi Müller e Paulo Vieira.
Leia também: Posse de Lula terá grande festa popular; artistas confirmam
As apresentações musicais acontecerão em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem a dois grandes nomes da música e da cultura brasileira. Confira abaixo os confirmados até o momento:
- Almério
- BaianaSystem
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Francisco El Hombre
- Gaby Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Os Gilsons
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada
- Kleber Lucas
- Luedji Luna
- Leonardo Gonçalves
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- Odair José
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Paulo Vieira (apresentação)
- Teresa Cristina
- Thalma de Freitas
- Titi Müller (apresentação)
- Tulipa Ruiz
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
Programação cerimonial
A cerimônia oficial da posse terá início às 15 horas com o tradicional desfile em carro aberto em que o presidente eleito e a futura primeira-dama percorrem pelas ruas da Praça dos Três Poderes até o Congresso Nacional.
Lá, o presidente eleito será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para o ato que oficializa a posse presidencial. Seguem-se o rito com pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial. Como será a passagem da faixa ainda não foi divulgado, já que o atual presidente Jair Bolsonaro anunciou aos seus correligionários que não participará do ato de transmissão.
Depois do Congresso, Lula se encontra com autoridades internacionais e chefes de Estado no Palácio do Itamaraty. Para este ato, os convites foram enviados via Itamaraty às embaixadas presentes no Brasil. Confirmaram presença até quarta-feira passada, 12 chefes de Estado:
- Alberto Fernández (presidente da Argentina)
- Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha)
- Felipe VI (presidente da Espanha)
- Gabriel Boric (presidente do Chile)
- Gustavo Petro (presidente da Colômbia)
- João Lourenço (presidente de Angola)
- José Maria Neves (presidente de Cabo Verde)
- José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste)
- Luis Arce (presidente da Bolívia)
- Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal)
- Rodrigo Chaves (presidente da Costa Rica)
- Umaro Sissoco Embaló (presidente da Guiné-Bissau)
Também há confirmações de autoridades em outros níveis, como embaixadores.
Leia também: Presidentes da Alemanha e Argentina confirmam presença na posse de Lula
Exposição de arte
Outra novidade anunciada pela organização da posse será a abertura de uma exposição de arte ao público durante todo o mês de janeiro no Museu da República, em Brasília. Chamada “Exposição Brasil do Futuro: as formas da democracia”.
A exposição contará com parte dos acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília, da Presidência da República e de galerias de artistas contemporânea.
Mobilização
Os partidos políticos e movimentos sociais estão se mobilizando e organizando uma estrutura nos pontos principais da capital federal como parques e escolas próximas ao centro para receber as caravanas em Brasília. Os espaços contarão ainda com praça de alimentação, pronto atendimento e outros serviços. A estimativa inicial de público era de 150 mil pessoas, mas este número dobrou e estão sendo esperadas cerca de 300 mil pessoas.
Além das tendas de venda de alimentos e água, estão sendo planejadas estandes de ponto de encontro e visual, para distribuição de camisetas e bandeiras que serão montadas no dia da posse.
O PT disponibilizou uma plataforma de arrecadação de recursos para contribuir com a organização da posse, como transporte e logística, alojamento e acolhimento, montagem da estrutura dos shows, reforço da segurança, entre outros. As doações podem ser feitas através do link: https://doe.pt.org.br/