Sem categoria

Três grandes eventos agitam a pacata cidade de Ouvidor neste mês

Spread the love

Desde que assumiu a Prefeitura de Ouvidor, no início do ano passado, Onofre Galdino (PMDB), o Onofrim, prometeu reestruturar toda a infraestrutura da cidade e priorizar áreas fundamentais ao bem-estar da população, como saúde, educação e emprego. Exemplo disso é o funcionalismo público que nunca recebeu tanta atenção como agora, e os próprios servidores municipais atestam isso.

Muito além de ser bem atendida em todas as áreas da administração pública, Onofrim observou que seria preciso que seu povo tivesse lazer e que isso pudesse ser oferecido desde as crianças aos idosos. Hoje, as realizações festivas, grandiosas por sinal, não só são para os moradores locais, mas para todos da região.

Pensando nisso, mais uma vez, o prefeito continua a trabalhar para realizar três importantes e tradicionais eventos festivos em datas não muito distantes uma da outra, e todos neste mês, sendo:

1422592_733945319989630_109994385070884463_n

Dia do Trabalhador

Já tradicional em Ouvidor, a festa do Festa do Trabalhador reuniu milhares de pessoas no Centro da cidade. O evento, promovido pela Prefeitura nos dias 30 de abril e 1º deste mês, contou com apresentações musicais diversas, esportivas e sorteios de brindes para os funcionários públicos e cidadãos.

Um Volkswagen UP zero quilômetro, bicicletas, eletrodomésticos e vários outros prêmios foram distribuídos em razão do Dia Mundial do Trabalho, comemorado oficialmente no dia 1º de maio.

A festa contou com a realização de diversas atividades, como a apresentação de bandas (Suburbana e Nova Iorque), de balé e danças, concurso de miss e mister, torneio de futsal entre os funcionários do município, passeio ciclístico e vôlei feminino.

“No ano passado nós sorteamos aos servidores uma moto zero quilometro. Dessa vez, um prêmio bem melhor foi sorteado, um carro novinho (Volkswagen UP) em comemoração a essa data tão importante”, disse Onofrim.

Sobre o descontentamento de grande parte da população que não pôde concorrer ao carro, Onofrim explicou que por dificuldades burocráticas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não foi possível que a maior prêmio fosse estendido a todos.

10311764_733764336674395_6935798943434373581_n

Dia das Mães

A Prefeitura de Ouvidor realizou neste sábado (3) um café da manhã especial para as mães. O evento aconteceu no barracão montado para se realizar outro evento, a edição 2014 da Festa de Nossa Senhora do Rosário que está em andamento.

O 2º ano desse grande evento voltado às mães ouvidorenses foi agraciado com muita diversão, comidas tradicionais, brindes e bons prêmios – televisores, eletrodomésticos e outros – que foram sorteados às ilustres convidadas.

Os comerciantes locais e de cidades vizinhas contribuíram para a realização da programação, que foi animada com muita música e apresentações culturais dos estudantes locais. Vários presentes foram distribuídos às mamães menos sortudas nos sorteios.

Para o prefeito, o dia das mães é uma data muito especial que precisa ser lembrada não só com as comemorações, mas frequentemente. A organização e toda sua equipe agradeceram a presença das centenas de mães do município que abrilhantaram o encontro, repleto de muita energia e emoção e que foi acompanhado pelo prefeito Onofre Galdino, além da primeira dama e principal organizadora do evento, Vívian Felício Galdino (Secretária de Cidadania e Assistência Social), secretários municipais e vereadores.

A comemoração desta importante data, oficialmente celebrada no dia 11 de maio, foi antecipada justamente pelo início da Festa do Rosário.

FESTA

Festa do Rosário

Acontece de 02 a 12 de maio, em Ouvidor, a edição 2014 da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, a mais vetusta manifestação popular realizado no município, mais antiga até que a própria cidade que completa em outubro 61 anos de emancipação política.

Organizada pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário (INSR), em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, entidades sociais, empresas e indústrias locais, a festa é uma expressão cultural, folclórica e religiosa que envolve toda a comunidade local e que completa 74 anos.

Toda a programação contém características afrodescendentes, já que as manifestações das congadas pelas ruas é um hábito remanescente dos escravos que demostravam suas alegrias e tristezas por meio de músicas e danças.

O casal festeiro Alice Almeida da Silva, presidente da INSR, e Ozark Rosa de Almeida, presidente do Conselho Fiscal da entidade, junto de um grupo organizador, considera que a festa é com todo certeza a principal identidade do povo ouvidorense. “Há 55 anos eu participo dessa tradição e isso é muito importante porque sou devoto de Nossa Senhora. Sou muito apegado a ela e para mim ela é tudo”, disse Ozark.

O festeiro que é também General das Congadas contou que quatro ternos de congos de Ouvidor vão se apresentar pelas ruas da cidade nos últimos dias do evento. Conjuntos de Catalão e de Três Ranchos também devem participar totalizando oito ternos.

Durante toda a festa são realizadas novenas, rezas, missas e procissões em devoção a Nossa Senhora do Rosário. A Festa do Rosário termina no dia 12, segunda-feira, com a entrega da coroa da santa – símbolo máximo desse costume – ao próximo festeiro.

O prefeito Onofre Galdino convida todos para prestigiar o evento montado na rua, próximo à igreja, onde são realizados ainda leilões de pratos típicos da região, além de shows com cantores locais e artistas contratados pelos festeiros.

Outro destaque da organização são as barracas de comércio montadas nas proximidades do Largo do Rosário, onde são comercializadas comidas, roupas, doces, frutas, e muito mais.

 

Por: Gustavo Vieira