MPGO DIVULGA CARTILHA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL EM EVENTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
MPGO DIVULGA CARTILHA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL EM EVENTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Material visa orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas
O Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizou na manhã desta terça-feira (18/10) uma apresentação pública da cartilha Saliência Comigo Não!.
O material, elaborado sob a coordenação da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional, visa orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalunga, sobre o que é violência sexual e como se defender. A iniciativa da produção da publicação foi da promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, da Promotoria de Cavalcante.
Na abertura do evento, realizado no saguão da Alego, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, afirmou que o MPGO está trabalhando para cumprir a função prescrita na Constituição Federal, de proteger as crianças e adolescentes.
A promotora de Justiça e coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação, Cristiane Marques de Souza, destacou a importância do material na prevenção à exploração e à violência sexual. “A gente sabe que um dos maiores eixos de atuação na prevenção é a informação, e esse material foi pensado para trazer a identificação de uma população específica que sofre, cotidianamente, com esse tipo de violência”, afirmou.
De acordo com ela, a iniciativa divulgada em parceria com as instituições de ensino tem alcançado bons resultados. “O resultado disso é um trabalho leve, inovador e que tem alcançado excelentes resultados na difusão dessas informações, de empoderamento da criança e do adolescente e de autoconhecimento para prevenção”, ressaltou.
A cartilha, premiada nacionalmente, foi desenvolvida pela equipe técnico-pericial em Psicologia da Coordenação de Apoio Técnico-Pericial, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social do MP (Ascom). A coordenadora do Núcleo de Publicidade e Marketing da Ascom, Uiara Machado Barreto, também prestigiou a apresentação.
Capacitação para professores quer reforçar identificação de casos
Durante o evento, foi promovido também um curso de capacitação para professores da rede municipal para reforçar a atuação das instituições de ensino na prevenção e identificação desses crimes.
As analistas em psicologia do MPGO, Juliana Borges Naves e Liliane Domingos Martins, ministraram uma palestra sobre a importância e o papel dos professores no combate à violência sexual. Foram expostas as principais particularidades no acolhimento à vítima da violência sexual, além de ferramentas utilizadas pelos profissionais na identificação de casos suspeitos.
Representando o presidente da Alego, o diretor de Informação e Divulgação da Presidência, Leonardo Razuk, reforçou a importância do evento e disse serem assustadores os números de violência sexual infantil. Para ele, é importante debater o tema para trazer reflexão e alternativas no combate a esse cenário. (Texto: Stella Gontijo/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Supervisão: Ana Cristina Arruda. Fotos: Maykon Cardoso – Alego)