Bandidos explodem carro forte e levam quase meio milhão, na BR-050
Um carro forte foi assaltado nesta sexta-feira (2), por volta das 9h15, no km 7 da BR-050, entre Catalão e a cidade mineira Araguari. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar (PM), os criminosos cercaram o veículo, forçaram a parada estourando um dos pneus e, usando explosivos, arrombaram o carro e levaram o dinheiro. Não houve feridos durante a ação.
A PM faz buscas nas proximidades a fim de encontrar os suspeitos e tem o auxílio de um helicóptero na ação. Os criminosos seguiram sentido à usina de Emborcação após o ocorrido, usando, inclusive, outros veículos roubados na rodovia e que foram encontrados próximos à hidrelétrica. Diante disso, a PM trabalha com a hipótese de os criminosos terem fugido para o Estado de Goiás utilizando lanchas.
Cerca de 10 homens fortemente amparados com fuzis e armas ainda mais pesadas, levaram cerca de R$ 400 mil na ação. O veículo de transporte de valores havia saído de Uberlândia com destino a Catalão.
A ação
Os criminosos abordaram o carro forte usando uma caminhonete adaptada e com placa de São Paulo. Ao darem um tiro de aviso no veículo blindado, o motorista do carro forte jogou o veículo contra o eixo traseiro da caminhonete, o que fez com que parassem. Ao tentar seguir viagem, a menos de 1 km, eles foram abordados por um segundo grupo que compunha a quadrilha. “Eles saíram do mato atirando contra o carro forte. Deram quatro tiros no motor e fizeram com que parassem. Antes mesmo de chegarem perto, os vigilantes que estavam no veículo saíram e correram para se esconder no mato”, afirmou José Luiz Sousa, que teve seu carro roubado e usado pelos criminosos na fuga. Ele e outro motorista que passava pela rodovia foram abordados e tiveram os veículos levados pelos suspeitos.
Usando dois explosivos de fabricação caseira, os suspeitos abriram parte da lataria do carro forte com uma lixadeira, colocaram os artefatos e explodiram o veículo. Todo o dinheiro no carro forte foi levado. Os suspeitos ainda não foram identificados ou presos. “Eles não são desta região e com certeza estão envolvidos nos outros dois roubos a carro forte que aconteceram neste ano na região de Frutal (MG)”, afirmou o inspetor da PRF, William Romero.
Carreta foi utilizada para impedir o trânsito
Para se manterem isolados, além de escolherem um local sem sinais de rádio e celular, os criminosos que explodiram e roubaram o carro fizeram com um motorista carreteiro fechasse a pista impedido a passagem de outros veículos. “Eles me abordaram e ordenaram que eu cruzasse com o caminhão em ‘L’ na pista e depois pegaram a chave e me colocaram deitado na pista”, disse José Carlos Rodrigues, que dirigia o veículo de cargas de São Paulo (SP) para Brasília (DF). Com a pista fechada os criminosos tiveram tempo para realizar a ação e roubar o carro forte.
Por: Gustavo Vieira com informações do Correio de Uberlândia/Fotos: Raphael Oliveira