Lula já herdou maioria dos votos de Simone Tebet e Ciro Gomes
Lula já herdou maioria dos votos de Simone Tebet e Ciro Gomes
Há “uma folga de quase 10 milhões de votos” para Lula, conforme estimativa do jornalista José Roberto de Toledo
Publicado pelo Portal Vermelho
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) largou à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas primeiras pesquisas realizadas neste segundo turno das eleições presidenciais. Levantamentos do Ipec e do PoderData sugerem que o ex-presidente já herdou a maioria dos votos destinados, no primeiro turno, às candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
Ao que tudo indica, a migração de eleitores foi anterior à manifestação de apoio desses dois presidenciáveis a Lula. As pesquisas foram iniciadas entre as manhãs de segunda (3) e terça-feira (4). Ciro aderiu à campanha da coligação Brasil da Esperança na tarde de terça, enquanto Tebet declarou voto em Lula na quarta-feira (5).
O Ipec mostra o ex-presidente com 55% dos votos válidos, contra 45% de Bolsonaro. Há “uma folga de quase 10 milhões de votos” para Lula, conforme estimativa do jornalista José Roberto de Toledo, colunista do UOL e especialista em pesquisas.
“Se essa pesquisa Ipec estiver certa – e eu não tenho nenhum motivo para desconfiar que não esteja –, os votos da maior parte dos eleitores da Simone Tebet e do Ciro Gomes já foram para o Lula”, avalia Toledo. “Não tem como aritmeticamente não terem ido e ele ter aberto nove (dez) pontos de vantagem. Só explica se a maior parte dos votos do Ciro e da Simone migrar para ele.”
A opinião é compartilhada por César Felício, do Valor Econômico. “Esta é uma fotografia inicial. Não há nestes números nenhum reflexo dos primeiros acontecimentos do segundo turno”, analisa. A seu ver, “boa parte do eleitorado” de Ciro e Tebet “migrou para o presidente (Lula) de forma natural”.
Na pesquisa PoderData, a vantagem do ex-presidente é mais apertada: 52% a 48%. Essa sondagem, feita por telefone entre 3 a 5 de outubro, aponta que Lula herdou 92% dos votos válidos de Tebet. Entre os eleitores de Ciro que já escolheram candidato no segundo turno, Lula tem 46%, e Bolsonaro, 54%.
Juntos, Tebet e Ciro somaram 8,5 milhões de votos no primeiro turno – o equivalente a 7,2% dos votos válidos. No domingo (2), com a apuração avançada, eles deram pistas de que se posicionariam contra Bolsonaro e a favor de Lula no turno final.