Mais de mil candidatos mudaram declaração de raça para as eleições 2022
Mais de mil candidatos mudaram declaração de raça para as eleições 2022
Registro na Justiça Eleitoral mostra que, ao menos, 1.387 candidatos alteraram a autodeclaração entre as eleições de 2018 e 2022. Maior fluxo foi de brancos para pardos.
Publicado pelo Portal Vermelho
No mínimo 1.387 candidatos mudaram a autodeclaração de raça registrada pela Justiça Eleitoral entre as eleições gerais de 2018 e 2022, revela reportagem de O Globo.
Entre os destacados pela mudança estão o governador e candidato à reeleição do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que alterou a declaração de branco para pardo, e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que mudou de indígena para branco. Mourão, que já disse que o país herdou a indolência dos índios, agora tenta uma cadeira do Senado pelo Rio Grande do Sul.
Entre os principais fluxos de mudança de declaração de raça se destacam:
- branca para parda: 552;
- parda para branca: 398;
- parda para preta: 212;
- preta para parda: 91;
- branca para preta: 31;
- preta para branca: 10.
Leia também: Candidaturas de negros superam proporção de brancos pela primeira vez
Autodeclaração
A autodeclaração, com base apenas no que cada candidato declara, é registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2014. De acordo com as novas regras eleitorais, os votos dados a candidatos (as) negros (os que se declaram pretos e pardos somados) para deputado (a) contam em dobro para a divisão do tempo do partido em rádio e TV e para a distribuição do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário, assim como a distribuição de recursos aos candidatos negros deve ser proporcional a sua representatividade.
Informações O Globo