Apoio de Anitta faz aumentar popularidade de Lula nas redes
Apoio de Anitta faz aumentar popularidade de Lula nas redes
Ao mesmo tempo, últimas investidas de Bolsonaro contra sistema eleitoral fizeram presidente cair no Índice de Popularidade Digital
Publicado po Portal Vermelho
O efeito Anitta impactou positivamente sobre o desempenho de Lula nas redes sociais, enquanto o golpismo de Bolsonaro ajudou o mandatário a cair nessa seara. É o que mostra o Índice de Popularidade Digital, calculado diariamente pela consultoria Quaest e publicado pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (21).
No dia 11 de julho, a Anitta declarou pelo Twitter: “Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula”. A postagem teve quase 350 mil curtidas. Lula respondeu: “Vamos juntos envolver o Brasil!”, em alusão à música “Envolver”, da cantora. Naquele dia, Lula saltou de 62,6 para 77,8 no índice, que vai de zero a 100, ultrapassando Bolsonaro, que ficou com 68,5. Hoje, Lula tem 64,2.
Leia também: Nova pesquisa mostra Lula com 44% e Bolsonaro com 33%
Entre 17 e 22 de junho, Lula também teve aumento nas redes. O período foi marcado pela confirmação dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
Bolsonaro, por sua vez, se manteve estável nos últimos dois meses nas redes sociais. Mas, após as novas ameaças golpistas e da reunião com embaixadores nesta semana — na qual repetiu a ladainha da suposta fragilidade, nunca comprovada, do sistema eleitoral brasileiro — o presidente apresentou queda. No domingo (17), sua presença nas redes marcou 73,7 e caiu para 65,5 nesta quarta-feira (20).
Calculado desde 2018, o IPD utiliza um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.
Para se chegar ao índice, são monitorados seis aspectos: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).